A goleira Ágatha Basilio, do Santos, entrou na quarta semana de tratamento após sofrer uma entorse no cotovelo. A lesão ocorreu em março e desde então a atleta vem desfalcando os treinos da equipe.
O tratamento de Ágatha consiste em fisioterapia e tratamento de ondas de choque. O método consiste na aplicação de impulsos de energia direcionados aos tecidos lesionados, promovendo um aumento do fluxo sanguíneo na região afetada.
Esse estímulo favorece a cicatrização e acelera o processo de regeneração dos músculos ou tendões comprometidos por estiramentos, ou sobrecargas. Utilizada tanto em atletas quanto em pacientes com lesões crônicas, a técnica tem se mostrado eficaz na redução da dor e na recuperação funcional.
Com o tratamento, a expectativa é que Ágatha retorne aos treinos do Santos na sexta semana de recuperação. A equipe de Vila Belmiro trabalha para esvaziar o seu departamento médico visando a estreia no Campeonato Brasileiro Série A2.
Ágatha é reforço para temporada no Santos
O Santos anunciou a nova jogadora no final de fevereiro. Natural de Santa Maria (RS), Ágatha Basilio iniciou a carreira nas categorias de base do Internacional e, em 2021, transferiu-se para o Minas Brasília. No mesmo ano, chegou ao time sub-18 do Santos.
A goleira também atuou no Fluminense, já no time profissional, e retornou ao Minas Brasília, desta vez para a equipe principal, em 2023. Além disso, Ágatha teve uma experiência internacional no Levante, da Espanha.
“Cheguei ao Santos com 17 anos, e tinha acabado de começar minha trajetória no futebol – antes eu era das artes marciais. Quando comecei minha carreira no Santos, aprendi muito mais sobre o futebol e também ganhei novas características. Saí e ganhei experiência em clube profissional com 18 anos, joguei fora do Brasil, onde aprendi muito, e agora volto com uma bagagem maior em relação à situação de jogo e esquemas. Sempre fui bem tratada pela torcida e vou desempenhar meu máximo para dar felicidades ao clube”, disse Ágatha em sua apresentação no Santos.