O Santos apresentou oficialmente a goleira Ágatha Basílio nesta quinta-feira (13), durante entrevista coletiva realizada na Vila Belmiro pela manhã. Também estiveram presentes a coordenadora de futebol feminino, Thaís Picarte, e as atacantes Nicole Marussi e Analuyza.
Ágatha falou sobre suas referências para a posição de goleiro e revelou inspiração em Manuel Neuer, goleiro do Bayern de Munique, e no ex-goleiro histórico do São Paulo, Rogério Ceni.
“Dois goleiros que eu me inspiro bastante e acompanho são Neuer e Rogério Ceni, por características muito individuais de ambos. A audácia, responsabilidade, posicionamento, gosto bastante tecnicamente. São dois goleiros que gosto muito tecnicamente e da maneira com que se comportam nos jogos”, afirma.
Natural de Santa Maria (RS), Ágatha Basílio iniciou a carreira nas categorias de base do Internacional e, em 2021, transferiu-se para o Minas Brasília. No mesmo ano, chegou ao time sub-18 do Santos. A goleira também atuou no Fluminense, já no time profissional, e retornou ao Minas Brasília, desta vez para a equipe principal, em 2023. Além disso, Ágatha teve uma experiência internacional no Levante, da Espanha.
“Cheguei ao Santos com 17 anos, e tinha acabado de começar minha trajetória no futebol – antes eu era das artes marciais. Quando comecei minha carreira no Santos, aprendi muito mais sobre o futebol e também ganhei novas características. Saí e ganhei experiência em clube profissional com 18 anos, joguei fora do Brasil, onde aprendi muito, e agora volto com uma bagagem maior em relação à situação de jogo e esquemas. Sempre fui bem tratada pela torcida e vou desempenhar meu máximo para dar felicidades ao clube”, completou.
O Peixe tinha o setor defensivo praticamente fechado, mas foi ao mercado em busca de uma terceira goleira devido à lesão de Agatha, que sofreu uma fratura no escafoide, um dos pequenos ossos do punho.
*Sob a supervisão de Guilherme Lesnok