Caio Couto chegou ao Santos em setembro de 2024, em um momento conturbado para o clube, que havia acabado de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro. No entanto, assumiu o comando das Sereias da Vila durante a disputa da Copa Libertadores feminina do ano passado. Com o contrato renovado ao fim da temporada, o treinador tem vínculo com o clube até o final da atual temporada.
Durante a zona mista após o treino aberto à imprensa na sexta-feira (4), Caio Couto destacou o desafio de assumir a equipe feminina em meio à instabilidade causada pelo rebaixamento do time masculino. Segundo o treinador, o momento coincidiu com a disputa da Libertadores e da Copa Paulista, e o principal trabalho inicial foi resgatar a confiança do elenco.
“A gente chegou num momento de instabilidade, foi aquele pós-rebaixamento do Santos, era a época da Libertadores, Copa Paulista. A gente conseguiu já naquele momento, mudar o ânimo das atletas de uma maneira geral. Passar a olhar o copo meio cheio, não um copo meio vazio, mostrando a elas a capacidade que todas têm, o clube que elas estão, a camisa que elas veem”, aponta.
Permanecendo no comando para a temporada de 2025, Caio Couto já concentra suas atenções nos desafios do ano. A estreia do Santos está marcado para o dia 19, contra o Avaí-Kindermann, pela Série A2 do Campeonato Brasileiro. Segundo o treinador, após o encerramento da última temporada, o foco passou a ser o ajuste do modelo de jogo da equipe. Para isso, o técnico também contou com a chegada de alguns reforços.
“No segundo momento, a partir do momento que a temporada se virou, a gente conseguiu implementar mais o nosso modelo de jogo, que obviamente tem a ver com a Santos Futebol Clube, não pode ser diferente. E conseguimos também, pontualmente, estar trazendo algumas atletas, que a gente entende que vão nos ajudar ao longo da temporada de 2025”, completa.
Nos próximos meses, o Santos também disputa o Paulistão e a Copa do Brasil. O estadual começa no dia 7 de maio, enquanto a disputa nacional se inicia 14 de maio.