Em reunião organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os clubes foram informados que a Copa do Brasil está de volta ao calendário oficial do futebol feminino. O Santos, bicampeão do torneio, está confirmado na edição.
O torneio acontecerá entre 14 de maio e 19 de novembro. A competição contará com a participação de 64 clubes, divididos da seguinte forma: 16 da Série A1, 16 da Série A2 e 32 da Série A3. O início será estruturado em três etapas:
1ª fase: Os 32 clubes da Série A3 se enfrentam em jogo único (mando de campo a definir);
2ª fase: Os 16 classificados da 1ª fase e os 16 clubes da Série A2 disputam partidas em jogo único (mando de campo a definir);
3ª fase: Os 16 classificados da 2ª fase juntam-se aos 16 clubes da Série A1 em jogo único (mando de campo a definir);
Após essa etapa, os oito clubes classificados avançam para as oitavas de final. As fases seguintes — quartas de final, semifinais e a grande decisão — também serão realizadas em jogo único, com mandos de campo ainda indefinidos.
O Santos conquistou a Copa do Brasil em duas oportunidades. Em 2008, o time, que contava com Maurine, Ketlen e Pikena, eliminou a Desportiva Capixaba, o Atlético Mineiro, o Saad e o Kindermann para chegar à grande final contra o Sport. Na decisão, o Santos venceu os dois jogos e conquistou o título.
No ano seguinte, com Marta no elenco, o Peixe superou o Cresspom, o Mixto, o Novo Mundo e o Pinheirense até alcançar a final. A decisão, realizada no estádio do Pacaembu, terminou com uma vitória santista por 3 a 0 sobre o Botucatu. A Rainha Marta foi a artilheira da competição com 18 gols.