A equipe do Santos Xadrez teve participação relevante no Pan-Americano de Xadrez deste ano, obtendo bons resultados individuais e coletivos nas modalidades homologadas pela FIDE: clássico, rápidas e blitz.
Entre os destaques da equipe estão Lis Yumi, vice-campeã no ritmo pensado, 3ª colocada no rápidas e 9ª no blitz; Ana Helena, 3ª no rápido e 8ª no clássico; Sofia Jaffé, 5ª no clássico; Bento, 6º no rápido e 8º no clássico; Henrique Haishi, 6º nas rápidas e recuperando seu rating no pensado; e Pedro Yamamoto, que se dedicou ao clássico.
A equipe contou com o trabalho técnico dos Mestres Gerson Peres e Kleyton Lima, que conduziram treinos presenciais e online, focando em estratégias, táticas e formação dos atletas.
- Lis Yumi: vice-campeã no ritmo pensado, 3ª colocada no rápidas e 9ª no blitz, sempre entre as melhores nas três modalidades homologadas pela FIDE.
- Ana Helena: 3ª colocada no rápido, 8ª no clássico, consolidando-se como uma das grandes promessas do esporte.
- Sofia Jaffé: 5ª colocada no clássico.
- Bento: 6º no rápido e 8º no clássico, mostrando superação diante das adversidades da competição.
- Henrique Haishi: 6º no ritmo de rápidas e recuperando rating de pensado.
- Pedro Yamamoto: dedicou-se ao clássico, demonstrando resiliência, postura firme e maturidade diante de adversários fortes de toda a América.
Projeto Santos Xadrez
O Santos incluiu o xadrez em sua grade esportiva no dia 30 de março. A modalidade é um projeto esportivo e educacional reconhecido na região, que promove o desenvolvimento intelectual, emocional e social de crianças e adolescentes por meio do xadrez. A equipe é referência em conquistas e na formação de talentos para o cenário nacional.
A nova equipe marca a entrada oficial do clube no universo do esporte da mente. Com essa iniciativa pioneira, o Santos amplia seu legado esportivo para novas fronteiras, sendo o xadrez um esporte único, com Olimpíadas próprias.