São Paulo foi palco neste fim de semana de dois grandes momentos do xadrez, e o Santos Xadrez marcou presença em ambos. Pela manhã, a equipe participou do Torneio Escolar, que reuniu jovens talentos de todo o país, enquanto, a partir das 15h, o mesmo espaço recebeu quatro gigantes do tabuleiro nas semifinais do Grand Chess Tour 2025: Fabiano Caruana, Praggnanandhaa Rameshbabu, Maxime Vachier-Lagrave e Levon Aronian.
O Grand Chess Tour, que em 2025 celebra sua 10ª edição, reúne os melhores enxadristas do mundo em torneios clássicos, rápidos e blitz ao longo do ano, com etapas em Varsóvia, Bucareste, Zagreb, Saint Louis e a grande final em São Paulo. A premiação total do circuito é de US$ 1,6 milhão, consolidando o evento como um dos mais prestigiados do calendário internacional.
No Torneio Escolar, disputado em cinco rodadas, os atletas do Santos Xadrez obtiveram resultados de destaque, ganhando experiência e visibilidade. Além da competição, os jovens tiveram a oportunidade de acompanhar de perto os grandes mestres e presenças ilustres, como o ex-campeão mundial Garry Kasparov e o GM Maurice Ashley.
Veja os resultados dos atletas santistas, em 5 rodadas de partidas:
- Lis Yumi (9 anos): com 4 pontos, Campeã Sub-10 Feminino
- Ana Helena Aulicino (10 anos): com 4 pontos, Vice-campeã Sub-12 Feminino, empate com a campeã.
- Bento Aulicino (7 anos): com 4,5 pontos, Vice-campeão Sub-08 Absoluto
- João Gabriel (13 anos): 4,5 pontos Vice-campeão Sub-14 Absoluto
- Luan Sfair (13 anos): 4 pontos, 7º lugar, empatado com o 3º colocado
- Pedro Yamamoto (11 anos): 3 pontos, 23º lugar, empatado com o 15º colocado.
Projeto Santos Xadrez
O Santos incluiu o xadrez em sua grade esportiva no dia 30 de março. A modalidade é um projeto esportivo e educacional reconhecido na região, que promove o desenvolvimento intelectual, emocional e social de crianças e adolescentes por meio do xadrez. A equipe é referência em conquistas e na formação de talentos para o cenário nacional.
A nova equipe marca a entrada oficial do clube no universo do esporte da mente. Com essa iniciativa pioneira, o Santos amplia seu legado esportivo para novas fronteiras, sendo o xadrez um esporte único, com Olimpíadas próprias.