O Santos Xadrez anunciou a chegada da jovem promessa Lis Yumi, de 9 anos, ao seu elenco. A jogadora iniciou no xadrez aos 4 anos durante a pandemia, aprendendo com o irmão mais velho, Pedro Yuki. Desde então, acumulou importantes resultados em competições nacionais e internacionais.
Lis já conquistou dois títulos de campeã paulista no xadrez clássico, foi bicampeã no Festival Sudeste da Criança, vice-campeã brasileira no xadrez rápido (FENAC 2025) e vice-campeã brasileira escolar em 2024. Também esteve entre as dez melhores no Sul-Americano disputado no Uruguai, em 2024, e conquistou o título de campeã paulista escolar na 1ª série em 2023. Aos 8 anos, recebeu o título de Candidata a Mestre Nacional Feminino (WCMN).
No domingo (15), a atleta conquistou o título sub-10 feminino no Festival Sudeste da Criança e Juventude, competição na qual representou o Santos Xadrez pela primeira vez.
Projeto Santos Xadrez
O Santos incluiu o xadrez em sua grade esportiva no dia 30 de março. Desde então, o clube mantém uma equipe dedicada a representar suas cores em competições nacionais e internacionais.
A nova equipe marca a entrada oficial do clube no universo do esporte da mente. Com essa iniciativa pioneira, o Santos amplia seu legado esportivo para novas fronteiras, sendo o xadrez um esporte único, com Olimpíadas próprias.
A equipe conta com grandes destaques da modalidade, como Clarice Piekaski, Leônidas Piekaski, Bento, Ana Helena, Gustavo Urbano, Luan Sfair, Sophya Pupo e Fiorella Contreras.
Que linda essa Lis!!!!
Ela é sensacional
O Tio Favo cheio de orgulho dessa campeã!!!! Parabéns Lis, parabéns Santos!!!!!!!!!