Logo - Portal Sereias

Ex-presidente do Santos é expulso do quadro associativo do clube por gestão temerária

Andres Rueda foi expulso do quadro de sócios do Santos (Foto: Divulgação/ SantosFC)

O ex-presidente do Santos, Andres Enrique Rueda Garcia, foi expulso do quadro associativo do clube após votação do Conselho Deliberativo do clube na noite desta terça-feira (08).

A decisão do plenário foi tomada após o parecer da Comissão de Inquérito e Sindicância (CIS). Rueda esteve na presidência do Santos entre 2020 e 2023, e sua expulsão foi motivada pela alegação de ‘gestão temerária’, que se refere a ações financeiras danosas e injustificáveis em empresas e organizações. No caso do ex-mandatário, foram considerados o ‘Caso Cueva’, as antecipações de valores com a Federação Paulista de Futebol e o aumento da dívida.

Além de Rueda, José Carlos de Oliveira, vice-presidente, Renato Hagopian e Dagoberto Oliva, nomes que formavam o Comitê de Gestão da última administração, também foram expulsos.

Os integrantes da última gestão têm agora três dias para recorrer. Caso isso ocorra, a CIS terá 30 dias para se manifestar. A votação nominal apontou 115 votos a favor e 4 contrários, além de 7 abstenções.

Rueda no futebol feminino

A gestão do antigo presidente também foi marcada por uma denúncia envolvendo as Sereias da Vila. Em coletiva de imprensa no dia 22 de junho de 2022, Andres Rueda revelou uma tentativa de manipulação de resultados envolvendo um funcionário do clube em uma partida do Campeonato Brasileiro Feminino.

Segundo ele, uma jogadora da equipe de Bragança Paulista foi procurada para forçar um placar elástico a favor do Santos. A atleta recusou a proposta, e os dirigentes da equipe adversária prontamente informaram o presidente do Alvinegro Praiano. O caso foi registrado junto à CBF, e um processo foi aberto.

Dentro de campo, a gestão de Andres Rueda não alcançou grandes resultados. Em 2021, a equipe foi eliminada nas quartas de final do Brasileirão. Em 2022, terminou fora da zona de classificação para a próxima fase. No ano passado, caiu nas semifinais para o Corinthians.

Pelo Campeonato Paulista, disputou a final em 2022 e foi eliminada na semifinal em 2021 e 2023. As Sereias ainda participaram da Ladies Cup em três ocasiões, ficando com o vice-campeonato em 2021 e 2023.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress
Rolar para cima