Com a atacante Evelin, do Santos, começando no banco, A Seleção Brasileira empatou com o Equador por 0 a 0, na noite deste domingo (18), no Estádio Pascual Guerrero, em Cali, na Colômbia, pela terceira rodada da fase final do Sul-Americano Feminino Sub-17. O resultado manteve a invencibilidade na competição da equipe comandada pela treinadora Rilany Silva.
Ao longo de toda a partida, o Brasil teve que lidar com os ataques equatorianos, liderados em sua maioria por Mary Guerra, mas contou com a boa atuação da goleira Ana Morganti para garantir o empate. No fim do jogo, a arqueira foi decisiva, defendendo chute da camisa 10 adversária.
O ponto conquistado deixa a Amarelinha na terceira posição, com cinco pontos, quatro à frente da primeira equipe fora da zona de classificação para a Copa do Mundo da Categoria, o Chile, e a dois da líder, Colômbia, que carimbou o passaporte para o Marrocos, sede do torneio, com a vitória por 1 a 0 sobre o Chile.
Das seis participantes, as quatro melhores seleções vão garantir a vaga no Mundial, que será realizado nos meses de outubro e novembro deste ano. A primeira colocada será a campeã do Sul-Americano.
A Amarelinha enfrenta o Chile às 19h30 da próxima quarta-feira (21), no Estádio Francisco Rivera Escobar, na cidade de Palmira, na Colômbia, pela quarta rodada da fase final do Sul-Americano Sub-17. Com uma vitória, assegura a classificação para a Copa do Mundo da categoria.
Escalação do Brasil: Ana Morganti; Allyne, Julia Pereira (Dulce Maria) e Andreyna; Maria (Piauí), Pepê, Carol Melo (Dany) e Mari (Ravenna); Julinha, Giovana Iseppe e Gabi Pusch (Evelin). (Técnica: Rilany Silva)
Carreira de Evelin
Nascida em abril de 2008, Evelin Bonifácio foi observada pelas categorias de base do Santos enquanto atuava no futsal. A atleta de 17 anos tem vínculo com o clube até dezembro de 2026 e, inclusive, já participou de algumas atividades entre na equipe profissional do Santos.
Em 2024, teve destaque na Copinha Feminina, quando o Santos chegou até a semifinal. Seu principal momento foi nas quartas de final, contra o Corinthians, partida em que marcou o gol decisivo da vitória santista.