A atacante Carol Baiana foi uma das convidadas no evento “Elas no Esporte”, realizada pelo Santos, em parceria com o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e a Associação Comercial de Santos (ACS).
Carol Baiana destacou as diferenças entre o futebol masculino e feminino, ressaltando que, além da disparidade financeira, a continuidade da carreira também é um desafio. Por isso, as jogadoras precisam estudar e se preparar para o futuro.
“Acho que é uma visão que realmente precisa ser colocada, porque além da continuidade na nossa modalidade, a gente também precisa de uma continuidade profissional, porque nossa carreira é diferente do futebol masculino”, disse Carol.
Depois de passar pelo futebol universitário dos Estados Unidos, Carol também jogou pelo gigante Orlando Pride, ao lado de nomes como Alex Morgan e a Rainha Marta. A jogadora ainda passou pelo futebol francês, onde vestiu as camisas de Bordeaux e Dijon e defendeu o Hammarby, da Suécia, antes de retornar ao futebol brasileiro.
“Então, mesmo nós nos tornando atletas profissionais, a gente tem que seguir esse outro caminho. Eu tive a chance de estudar nos Estados Unidos, onde me formei em administração. Também atuei fora do país, passando por França e Suécia, e aprendi outros idiomas. Acredito que meu papel aqui vai além de ser atleta, servindo também de inspiração para as meninas. Não somos mais apenas jogadoras dentro de campo, há muitas outras vertentes a serem exploradas, e esse potencial só precisa ser desenvolvido”, completou.