O Santos, comandado pelo técnico Caio Couto, venceu o Taubaté por 4 a 0 na tarde deste sábado (17), no Estádio Joaquim de Morais Filho, em Taubaté (SP), pela quarta rodada do Grupo A do Campeonato Brasileiro A2. Com o placar e com a derrota do Minas Brasília na rodada, o Peixe garantiu a primeira colocação.
Após o jogo, Caio Couto comentou sobre a importância da vitória e a reação do time após a derrota na competição anterior:
“Importante (vitória). E a gente veio da outra competição com uma derrota que acabou sendo muito pesada em relação aos números. Quem esteve em campo sabe que o Santos teve também boas oportunidades de fazer gol e não concluiu. Então, a gente mudou a chave, veio para o Brasileiro, principal competição do ano para nós, na casa do adversário. Um adversário que vem com duas vitórias. A gente conseguiu ser consistente. Já com o mesmo número de jogadoras, a gente conseguiu abrir os 2 a 0 e a nossa performance levou o adversário a não conseguir encaixar a marcação, e veio a expulsão da atleta. É claro que isso nos ajudou para a segunda etapa. A gente conseguiu continuar tendo um bom volume, até aumentamos o volume. Pouco sofremos de uma maneira geral e, com naturalidade, a gente construiu o placar”, disse Caio Couto.
Com o longo calendário e algumas baixas importantes no elenco, o técnico Caio Couto precisou rodar o grupo ao longo da temporada. Avancini está fora por rompimento do ligamento, Pardal ainda se recupera da dengue, e Thaisinha enfrenta um desconforto físico. Diante dessas ausências, o treinador tem dado oportunidades a jogadoras como a meia Julia, a lateral Leidiane e a atacante Samara, que vem da base.
“O futebol de hoje mudou do que era antigamente. Antigamente o torcedor tinha na ponta da língua os 11 ou as 11 titulares. Então, a modernidade, com aumento do número de jogos, faz com que a gente pense de uma forma coletiva, pense em grupo. Além disso, a gente veio de uma semana diferente, com menos de 72 horas, e já voltamos a campo. Então, a gente tem que saber controlar a minutagem e entender também a característica do adversário”, explica.
“Fora isso, de conhecimento de todos, a gente perdeu algumas atletas ao longo da temporada. Por um ótimo motivo, óbvio. Infelizmente, a Avancini teve uma lesão e vai ficar fora da temporada. A Pardal segue fora por questão de dengue. A Thaisinha teve um desconforto, está trabalhando firme para em breve também estar nos ajudando. Então, a gente tem que saber entender que o ano é longo e, a partir dessa visão macro, a gente sempre procura colocar a melhor equipe em campo”, completa.
As Sereias voltam a campo no próximo sábado (24), quando recebem o Botafogo (RJ), pela quinta rodada da competição nacional. O duelo de alvinegros terá mando do Santos com entrada gratuita no Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí (SP), e tem início marcado para às 15 horas.