A reunião da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), realizada nesta sexta-feira (17), decidiu que não haverá o torneio playoff que abriria a possibilidade de os quatro clubes rebaixados da Série A1 do Campeonato Brasileiro de 2024 e as equipes eliminadas nas quartas de final da Série A2 disputarem vagas na primeira divisão ainda este ano. Com essa decisão, o Santos está confirmando na Série A2 nacional em 2025.
A CBF definiu que as mudanças ocorrerão apenas em 2026. Neste ano, haverá apenas uma alteração: somente duas equipes serão rebaixadas no Campeonato Brasileiro Série A1, enquanto quatro times subirão da Série A2. Com isso, o Campeonato Brasileiro Série A1 de 2026 contará com 18 clubes.
A reunião foi comandada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e contou com a presença de representantes de todos os clubes das Séries A1, A2 e A3, exceto Avaí e Athletico Paranaense, que não compareceram. Rodrigues apresentou as mudanças sem abrir votação e descartou a realização do playoff para que o Brasileirão passasse a ter 18 clubes já em 2025.
Datas para Série A2
O Campeonato Brasileiro da Série A2 tem início previsto para o dia 19 de abril e término em 30 de agosto. Ao todo, 16 clubes participarão da competição, divididos em dois grupos. As equipes se enfrentarão em jogos únicos dentro de suas respectivas chaves. Segundo informações divulgadas pela CBF, a composição dos grupos será definida com base na proximidade geográfica.
Na segunda fase, os oito primeiros colocados avançarão para as oitavas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta. Esse formato também será adotado nas quartas de final, nas semifinais e na grande decisão.
Os quatro semifinalistas conquistarão o acesso à Série A1 do Campeonato Brasileiro e os dois últimos rebaixados para A3.