O Santos realizou uma palestra com as equipes de futebol feminino profissional e sub-20, abordando temas como menstruação e saúde da atleta.
A atividade contou com a presença da ginecologista, especialista em medicina do esporte e exercício, Dra. Ludmila Mesquita, que explicou o funcionamento do ciclo menstrual. Além disso, a médica destacou como autoconhecimento do corpo pode contribuir diretamente para o rendimento esportivo das jogadoras.
“Temos muito a cultura de que a atleta que não está menstruando, está bem. Ela não menstrua, porque ela é atleta, porque ela não tem um alto percentual de gordura. Tudo isso é mito. Não caiam nessa, por favor. Vocês precisam de cuidado, atenção. É a saúde de vocês. Isso tem um impacto direto no rendimento esportivo”, disse Dra. Ludmila.
O time profissional e a equipe Sub-20 feminina receberam a Dra. Ludmila para uma palestra sobre menstruação e saúde da atleta.
— Sereias da Vila (@SereiasDaVila) January 29, 2026
Um momento de aprendizado para entender o ciclo menstrual e como esse autoconhecimento pode contribuir para o rendimento esportivo dentro do campo. 💪🤍 pic.twitter.com/qy5hWJ7ywP
Temporada das Sereias
Na temporada 2026, as Sereias da Vila disputarão o campeonato brasileiro, que começa em 15 de fevereiro e termina em 4 de outubro. A competição terá 18 clubes, que se enfrentam em turno único na primeira fase. Os oito melhores avançam às quartas de final, com jogos de ida e volta até a final.
O Santos também disputará a Copa do Brasil Feminina, que terá 66 clubes e 72 jogos. As Sereias entram direto na terceira fase. As quartas de final, semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta, com mandos definidos por sorteio da CBF. A competição começa em 22 de abril e termina em 15 de novembro.
Por fim, o Campeonato Paulista também estará presente no calendário da equipe de Vila Belmiro.