Com bons resultados nas duas competições que disputa, o time Sub-20 feminino do Santos vive um momento de afirmação sob o comando de Yura Titow. O treinador, de 26 anos, assumiu a equipe em fevereiro deste ano, ocupando a vaga deixada por Mauro Di Giuseppe.
O Santos vive bom momento nas competições que disputa. Pelo Brasileirão, lidera a tabela ao lado do Corinthians, ambos com sete pontos, mas fica atrás no saldo de gols — o Peixe marcou sete vezes e sofreu três, enquanto o rival tem 12 gols feitos e também três sofridos. Já no Paulistão, o time ocupa a terceira colocação do Grupo 01, com sete pontos em quatro jogos (duas vitórias, um empate e uma derrota), seis gols marcados e três sofridos, além de sete cartões amarelos e um vermelho recebidos.
“Tem sido um período maravilhoso aqui no clube. O grupo de atletas, comissão e direção me acolheram muito bem e, se continuarmos comprometidos, o trabalho só tende a melhorar”, disse Yura em exclusividade ao Portal Sereias.
Yura destaca que o desempenho da equipe é construído diariamente e envolve o esforço de todos os setores. O treinador enfatiza a importância do comprometimento coletivo no processo de evolução.
“O mérito deste momento é de todos. Tanto das atletas, que se empenham em evoluir a cada dia, como da comissão, em dar todo suporte para que elas possam desempenhar. Mesmo tendo bons resultados, todos sabemos que podemos melhorar mais ainda”, comenta o técnico.
Desde sua chegada, Titow optou por manter elementos que já funcionavam com o grupo e fazer ajustes pontuais no modelo de jogo. O foco, segundo ele, é a evolução com continuidade.
“O trabalho está sendo muito promissor. Aproveitamos vários conceitos já estabelecidos nas atletas e fizemos os ajustes que achamos necessários para evoluir nosso modelo de jogo”, explica.
A rotina de treinamentos é planejada para desenvolver as atletas de forma completa — individual e coletivamente. O treinador aposta em métodos variados para potencializar o desempenho.
“Acredito muito em uma progressão no trabalho através de diversas metodologias, mas todos os treinos têm o mesmo intuito: desenvolver individualmente as atletas e, coletivamente, o modelo de jogo do clube”, afirma Yura.
Apesar dos bons resultados, o técnico avalia que a equipe continua em formação. Para ele, o crescimento do grupo precisa vir acompanhado de estabilidade e consciência do peso da camisa que vestem.
“Nós ainda estamos desenvolvendo nosso jeito de jogar. Não estamos prontos, mas estamos amadurecendo e evoluindo a cada jogo. Oscilações fazem parte do processo, mas estamos no Santos, então temos que jogar bem e ganhar sempre”, pontua.

O elenco, formado por jogadoras com perfis distintos, tem colaborado para um ambiente equilibrado. Segundo o técnico, a convivência entre juventude e experiência tem sido positiva no processo formativo.
“O grupo de atletas é fenomenal. Tem sido muito bom poder contribuir na formação delas e também aprender com todas. Temos uma boa mescla de juventude e experiência, e isso faz com que todas tenham responsabilidades e lideranças que facilitam na troca de conhecimento”, observa o treinador.
Yura também ressalta que a principal missão do projeto Sub-20 é formar atletas para abastecer o time profissional. A transição, segundo ele, será feita com responsabilidade e sem precipitações.
“Esse é o nosso principal objetivo: formar atletas. E temos várias meninas com projeção de chegar e corresponder na equipe profissional. Sem pular etapas, as atletas vão começar a ter suas chances de contribuir na equipe adulta. O futuro espera novas Sereinhas”, conclui.
O próximo compromisso das Sereinhas será diante do Corinthians, agora com mando santista. A partida marca o início do returno da primeira fase e será disputada na próxima quinta-feira (10), às 15h, no Estádio Espanha, em Santos (SP).