Thais Picarte desabafa após título da A2 e diz que Sereias estavam paradas há 10 anos: ‘Situação de calamidade’

Por: Guilherme Lesnok | 31 de agosto de 2025 | 12:49
Thais Picarte falou sobre o retorno do Santos à elite (Foto: Reinaldo Campos/ Santos FC)
Thais Picarte falou sobre o retorno do Santos à elite (Foto: Reinaldo Campos/ Santos FC)

Thais Picarte, coordenadora de futebol das Sereias da Vila, destacou o momento de reconstrução vivido pelo clube após a conquista do Campeonato Brasileiro da Série A2. Para ela, o título é um marco importante, mas o foco segue em fortalecer a estrutura e consolidar o crescimento do futebol feminino no Santos.

Thais reconheceu as críticas recebidas pelo seu trabalho, mas afirmou que encontrou o clube em uma situação de “calamidade” e parado “há mais de 10 anos”. Segundo a coordenadora, agora há um movimento consistente de reconstrução, e o objetivo é dar continuidade ao desenvolvimento da equipe e à valorização das atletas.

“Responsáveis somos todos nós. Todos que estão envolvidos no trabalho são responsáveis de alguma forma. É claro que a gente entende que um trabalho precisava ser feito aqui no Santos. É claro que a gente se sente responsável, mas a gente responde com trabalho. O trabalho foi feito. Nós encontramos um clube e um departamento em situação de calamidade. As pessoas não sabem. Passei por muitas coisas. É óbvio que vêm as críticas, isso é normal. A torcida está aqui para isso. Sem a torcida, o clube não existiria e muito menos as Sereias. Então, a gente trabalhou muito, contratamos, trouxemos organização. No ano passado, em outubro, a gente já tinha o nosso time formado, já tinha o nosso time montado e, este ano, já temos também praticamente todas as nossas ideias para o ano que vem feitas, negociações em andamento e as renovações também em andamento. Então, faltava planejamento e a gente veio para organizar. As respostas às críticas a gente faz com trabalho, não há por que se esconder nem nada disso. Temos muita coisa pela frente ainda, muita mesmo. Isso foi o primeiro passo para mostrar o quanto essas meninas foram guerreiras. A comissão, a gente dobrou o número de profissionais, trouxemos atletas, mesclas diversas. Hoje temos mais de oito jogadoras que vieram da base, meninas jovens. Esse trabalho valoriza a construção dentro do clube, mas também valoriza o que existe de bom no mercado. A gente estudou muito e, para o próximo ano, tenho certeza de que vamos fazer um grande trabalho também, com o pé no chão. Nosso primeiro objetivo é se manter, fazer um bom trabalho e colocar o Santos de volta entre as primeiras equipes do Brasil. Sem dúvida alguma”, disse Thais Picarte com exclusividade ao Portal Sereias.

➡️ Siga o Portal Sereias no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do futebol feminino do clube

Thais Picarte reforçou que, apesar do título da Série A2, o Santos ainda vive um processo de reconstrução. A coordenadora afirmou que o clube estava parado há mais de 10 anos e que o trabalho atual tem como prioridade reestruturar as áreas que estavam defasadas, reformular o departamento de futebol feminino e trazer profissionais capacitados para dar continuidade ao desenvolvimento da equipe. 

“Não é fácil uma reconstrução. A gente passa por diversas situações, o clube está sendo cuidado e visto de uma outra forma, preparado de maneiras diferentes. E o nosso departamento também hoje está totalmente reformulado e reestruturado. Acho que o primeiro passo de tudo foi cuidar das estruturas, as questões estruturais. A gente evoluiu muito e ainda tem mais para evoluir, mas, principalmente, estruturar o que estava defasado e parado há mais de 10 anos. Então, o primeiro passo foi reestruturar, trazer bons profissionais. Hoje, a gente está em um caminho de reconstrução”, completou Thais Picarte.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Veja também

plugins premium WordPress
Rolar para cima