O Santos enfrenta o Sport nesta quinta-feira (28), às 15h, na abertura da Copa São Paulo de 2024. A equipe pernambucana participa da competição pela primeira vez após o retorno do futebol feminino de base do clube aos torneios nacionais.
No Campeonato Brasileiro Sub-20, a equipe do Sport terminou na terceira colocação do Grupo D, com 12 pontos conquistados, quatro vitórias e seis derrotas. Ao todo, as Leoas da Ilha marcaram 21 gols e sofreram. A equipe ficou uma posição atrás da classificação à próxima fase.
Já na disputa do Brasileirão Sub-17, o desempenho não foi tão positivo. A equipe terminou na última colocação do Grupo C, atrás de Athletico-PR, São José e Internacional, com um empate e duas derrotas, dois gols feitos e 10 sofridos.
Keila Lima, de 42 anos, é quem comanda a equipe Sub-20 do Sport desde 2022. Ex-atleta do clube, atuou como jogadora de 2001 até 2018, quando encerrou sua carreira nos gramados. Após a aposentadoria, integrou a comissão técnica do time profissional antes de assumir o comando da base.
“Nos preparamos bem, com trabalhos fortes e de alto nível ao longo dos últimos meses. As atletas sabem o que têm de fazer e possuem total capacidade de representar à altura da grandeza do Sport, com respeito ao DNA do Clube, de empenho, superação e raça, além de um futebol inteligente com a bola no pé”, projetou a técnica Keila Lima sobre a presença no torneio.
O grupo conta com várias atletas que já integram o elenco profissional e contribuíram para a conquista do acesso à Série A1 nacional em 2024. Entre elas estão a goleira Lívia (20 anos), a meia Kauany (19 anos) e a atacante Mayara (20 anos), além da centroavante Kaline (18 anos), que marcou gol no jogo decisivo contra o Athletico, garantindo o acesso à elite do Brasileiro. Todas essas jogadoras também foram campeãs estaduais pelo profissional neste ano.
“É um torneio de tiro curto, que reúne grandes equipes e ficamos muito honrados de participar, de ter recebido esse convite junto a um grupo seleto de times. Encaramos cada partida desde já como uma final e vamos jogo a jogo, a fim de alcançar a melhor campanha possível. Sabemos que não será fácil, mas confio plenamente nas minhas atletas”, completou Keila.
No elenco, a atleta mais jovem é a meio-campista Samara, de 15 anos. Já a zagueira Maria Clara e a volante Maria Vitória, irmãs gêmeas, têm 16 anos.
Atletas relacionadas para a competição:
Goleiras: Lívia e Ingrid
Defensoras: Bruna, Maria Clara, Kelly, Raiane e Dudinha
Meio-campistas: Val, Maria Vitória, Nanda Féu, Samara, Kauany, Isabelly, Alê e Samira
Atacantes: Letícia, Mayara, Kaline e Bia