O Santos empatou por 1 a 1 com o Botafogo e conquistou o título do Campeonato Brasileiro Série A2. Com a vantagem do placar agregado de 2 a 1, as Sereias da Vila garantiram o troféu e o retorno à elite do futebol feminino nacional.
Na campanha do título, a equipe disputou 13 jogos, com 10 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O time marcou 24 gols e sofreu seis.
O próximo compromisso do Santos será na quarta-feira (3), às 20h, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista.
O JOGO
Os primeiros minutos de jogo foram de pressão do Santos, com duas cobranças de falta pela esquerda e dois escanteios. Em um deles, o VAR foi acionado para revisar um possível toque de mão, mas nada foi marcado. A primeira chance surgiu após erro da goleira Michelle, do Botafogo, quando Laryh quase aproveitou.
A melhor oportunidade do Santos aconteceu aos 19 minutos. Thaisinha puxou contra-ataque, tocou para Analuyza, que cruzou na medida para Laryh cabecear para fora.
Aos 33 minutos, em cobrança de falta, Samara tentou a finalização, a bola sobrou para Pardal, que soltou uma bomba, mas parou na goleira Michelle, responsável por grande defesa.
Aos 37 minutos, Rafa Andrade derrubou Carol dentro da área. A árbitra de vídeo, Charly Wendy Straub Deretti (SC), recomendou a revisão, e Deborah Cecilia Cruz Correia (PE) assinalou pênalti para o Botafogo. Na cobrança, Stefane defendeu o chute de Carol, mas a penalidade foi repetida após a constatação de que a goleira santista se adiantou. Na segunda tentativa, Carol converteu e abriu o placar para o Botafogo.
SEGUNDO-TEMPO
A primeira grande chance do segundo tempo foi do Botafogo, aos 9 minutos, quando Julia tabelou no comando de ataque do Botafogo e finalizou com perigo, mas a bola foi para fora.
Nos minutos em diante, o Santos passou a ter mais posse de bola, mas assustou pouco. As principais chances eram geradas em bolas paradas.
Aos 35 minutos, a Vila Belmiro explodiu. Suzane Pires cobrou escanteio pela esquerda, a goleira Michelle desviou e Carol Baiana aproveitou para completar para o gol e colocar a taça nas maõs do Santos.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 1 X 1 BOTAFOGO FR
Campeonato Brasileiro A2 – final (volta)
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos.
Data: sábado, 30 de agosto de 2025
Horário: 15h
Público: 7.866
Cartão amarelo: Analuyza (SFC)
Gols: Carol (pênalti) aos 37min do primeiro tempo; Carol Baiana aos 35 minutos do segundo tempo.
Santos FC: Stefane; Leidiane, Ana Alice, Pardal (Rafa Martins) e Larissa Vasconcelos; Rafa Andrade, Suzane Pires (Nath Pitbull), Analuyza (Evellyn Marques) e Thaisinha; Laryh e Samara (Carol Baiana). Técnico: Caio Couto
BFR: Michele; Sinara (Rebeca), Grazy, Thaiane e Natane; Basílio (Tefinha), Rita Bove (Kika) e Bia; Tipa, Carol e Jullia. Técnico: Léo Goulart