Logo - Portal Sereias

Santos divulga nota em apoio ao Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher; veja como denunciar

Santos Sereias
Santos divulgou informações sobre a data (Foto: Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos FC)

O Santos usou as redes sociais para se posicionar em relação ao Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, alerta criado em 1980. Pelo Instagram, o clube abraçou a campanha e divulgou o número 180, telefone da Central de Atendimento à Mulher, criado pelo Governo Federal.

“O Santos Futebol Clube ressalta a importância da conscientização e união na luta contra qualquer tipo de violência às mulheres. Se você estiver passando por algum tipo de violência ou conhecer alguém nessa situação, busque apoio e denuncie no número 180”, disse o Peixe.

A data em São Paulo, quando mulheres se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal para protestar contra o aumento da violência de gênero no Brasil. Esse ato foi o ponto de partida para que essa data passasse a integrar o calendário de lutas femininas no país.

Em 2006, foi promulgada a Lei Maria da Penha, que criou mecanismos para combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Essa legislação, reconhecida por 98% da população brasileira, foi fundamental para a criação de uma rede especializada de atendimento a vítimas de violência.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira é uma das ferramentas do Governo Federal para proteger mulheres vítimas de violência. Destinado a oferecer atendimento integral e humanizado a todas as cidadãs, o local oferece serviços especializados para os mais diversos tipos de violência. Entre eles, triagem, apoio psicossocial, promoção de autonomia econômica, cuidado das crianças – brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes. Também é possível contar com serviços de delegacia, juizado, Ministério Público e Defensoria Pública.

Atualmente, existem oito Casas com este modelo em funcionamento no Brasil, localizadas em Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Boa Vista (RR), Ceilândia (DF), São Luís (MA) e Salvador, esta última inaugurada em dezembro de 2023. Além dessas, existem outras cinco Casas implementadas por governos estaduais no Maranhão e Ceará.

Para ter atendimento, basta chegar ao local e pedir atendimento. As Casas funcionam 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

O texto contém informações da Agência Gov.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress
Rolar para cima