O Santos usou as redes sociais para manifestar apoio o Dia Internacional de Luta contra a Violência à Mulher, celebrado nesta segunda-feira (25). A escolha da data foi feita pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) e presta tributo às irmãs Mirabal — Pátria, Minerva e Maria Teresa —, vítimas da ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana, onde foram brutalmente assassinadas.
Na postagem, o clube divulgou o telefone Central de Atendimento à Mulher em caso de denúncias.
“Juntos por elas! Reafirmamos nosso compromisso de jogar sempre ao lado das mulheres, dentro e fora de campo. A luta por respeito, igualdade e segurança é de todos! Denuncie pelo número 180 – Central de Atendimento à Mulher”, disse o Santos.
Em 2006, foi promulgada a Lei Maria da Penha no Brasil, que criou mecanismos para combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Essa legislação, reconhecida por 98% da população brasileira, foi fundamental para a criação de uma rede especializada de atendimento a vítimas de violência.
Casa da Mulher Brasileira
A Casa da Mulher Brasileira é uma das ferramentas do Governo Federal para proteger mulheres vítimas de violência. Destinado a oferecer atendimento integral e humanizado a todas as cidadãs, o local oferece serviços especializados para os mais diversos tipos de violência. Entre eles, triagem, apoio psicossocial, promoção de autonomia econômica, cuidado das crianças – brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes. Também é possível contar com serviços de delegacia, juizado, Ministério Público e Defensoria Pública.
Atualmente, existem oito Casas com este modelo em funcionamento no Brasil, localizadas em Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Boa Vista (RR), Ceilândia (DF), São Luís (MA) e Salvador, esta última inaugurada em dezembro de 2023. Além dessas, existem outras cinco Casas implementadas por governos estaduais no Maranhão e Ceará.
Para ter atendimento, basta chegar ao local e pedir atendimento. As Casas funcionam 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
O texto contém informações da Agência Gov.