O Santos acertou a contratação do técnico Yura Titow para comandar a equipe Sub-20 das Sereias da Vila. O treinador, que estava no Flamengo de Rio Grande do Sul, conhecido como Gurias do Yucumã, chega para assumir a vaga de Mauro Di Giuseppe, responsável pelo time na última Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Popularmente chamado de Yurinha, Yura Titow é filho de Júlio Titow, o Yura, ex-jogador que marcou época no Grêmio entre 1971 e 1980 e autor do gol mais rápido da história dos Gre-Nais. O pai do novo técnico do Santos também foi diretor do futebol feminino do clube gaúcho.
Natural de Porto Alegre, Yurinha foi auxiliar da equipe feminina profissional do Grêmio entre 2016 e 2023, ano em que assumiu o time Sub-20 e conquistou a Ladies Cup de base.
Sua saída foi marcada por uma polêmica durante a comemoração justamente do título. Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, ele conversou com a zagueira Brito e a goleira Yasmim Paixão, que não participaram da final. Em determinado momento, o técnico disse: “Acende a luz”. Em seguida, as jogadoras responderam: “Racista”.
Veja o vídeo abaixo:
O Grêmio demitiu na manhã de quarta-feira o técnico do time sub-20 feminino, Yura Tittow. A decisão do clube foi tomada dias depois após um vídeo do treinador com uma fala supostamente racista direcionada a jogadoras do clube repercutir nas redes sociais. O Tricolor não pretende… pic.twitter.com/UCtHrWWpR3
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) November 9, 2023