Santos completa 113 anos

Por: Portal Sereias | 14 de abril de 2025 | 07:26
Santos Sereias Libertadores 2010
Santos foi campeão da Libertadores em 2010 (Foto: Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos FC)

O Santos Futebol Clube completa, nesta segunda-feira (14), 113 anos de história. Para celebrar essa data tão importante para o futebol brasileiro e mundial, o Portal Sereias preparou uma série de matérias especiais que destacam o legado do clube no futebol feminino.

Ao longo do dia, os torcedores poderão acompanhar entrevistas, curiosidades, feitos marcantes e números históricos que reforçam a importância das Sereias da Vila na trajetória do clube.

Fundação do Santos em 1912

Há 113 anos, no dia 14 de abril de 1912, um domingo à tarde, dezenas de moços tomaram o mesmo bonde até a Praça do Rosário. O prédio do Club Concórdia, local escolhido para a reunião, ficava bem próximo, na rua do Rosário, 18 (atual João Pessoa). Eles subiram os degraus da escada que levavam até o amplo salão da sede do clube.

A quantidade de jovens chamava a atenção. Alguns eram meninos, como Arnaldo Augusto Millon, filho do Capitão Millon, de apenas 15 anos. Seu irmão, Adolpho Millon Junior, tinha 16. Havia alguns rostos conhecidos, que já circulavam nos meios sociais, como Harold, no alto dos seus 27 anos, um dos remanescentes do primeiro movimento futebolístico na cidade, dez anos antes, em 1902, na praia do Embaré.

Jovens, estudantes e esportistas eram a maioria. Aos poucos, o salão foi enchendo. Dezenas de pessoas se acomodavam no salão quando Raymundo Marques tomou a palavra.

➡️ Siga o Portal Sereias no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do futebol feminino do clube

Ele explicou a situação do futebol na cidade desde que o Internacional parou suas atividades e o Americano transferiu-se para São Paulo. Também falou sobre o desenvolvimento do esporte no interior e na capital. A cidade tinha perdido a sua representação no futebol.

A seguir, Raymundo disse que não pretendia concorrer à presidência. Revelou ter conversado com Sizino Patusca e George Cox e sugeriu que a assembleia aceitasse suas indicações para presidente e vice-presidente, respectivamente. Os presentes bateram palmas e aprovaram a proposição.

Num tom mais descontraído, Raymundo lembrou aos presentes sobre a falta de um nome para o novo clube.

“Os senhores confiaram na ideia e aprovaram a indicação para presidente, mas não temos nem o nome definido. Deixarei que deem suas sugestões. O espaço está aberto”.

África, Brasil e Concórdia foram nomes lembrados, mas não agradaram e acabaram rejeitados. Dar nome para um clube parecia tão difícil quanto escolher o nome de um filho. Foi quando Edmundo Jorge de Araújo, filho do conceituado Sóter de Araújo, teve a atenção voltada para si.

“Senhores! Vivemos em Santos. É a nossa cidade. Esse time vai representar a nossa gente, a nossa terra. Por que não Santos? Santos Foot-ball Club”.

Edmundo causou um burburinho. Do outro lado, Raymundo parecia convencido. “Vou colocar em votação”. As palmas se espalharam e tomaram conta do ambiente. Estava fundado o Santos Foot-ball Club.

Marta soma duas passagens pelo Santos (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ SantosFC)

Começo no futebol feminino

Na década de 1980, o Santos iniciou uma parceria com a cidade de Itanhaém e deu início ao projeto do futebol feminino. A sede da equipe era em Itanhaém, e o clube ajudava com despesas e uniformes.

No ano de 1997, o clube profissionalizou a categoria e, enfim, criou o seu próprio Departamento de Futebol Feminino. Foi a primeira experiência do Alvinegro na modalidade.

Para formar sua primeira equipe, o Santos teve como parceira a Marvel Consórcios, que mantinha uma equipe feminina de futebol de salão. Houve também a realização de peneiras, chefiadas pelo ídolo Manoel Maria. O ex-ponta-direita também foi o primeiro treinador da equipe feminina do Peixe.

Ketlen
Ketlen, uma das principais jogadoras da história do Santos (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O regulamento do Campeonato Paulista de 1997 permitia apenas três jogadoras acima de 23 anos, além da goleira. A diretoria do Peixe foi em busca de três atletas que fizeram parte da Seleção Brasileira que ficou em quarto lugar nas Olimpíadas de Atlanta: Elane, Fanta e Solange.

Logo em seu primeiro ano de vida, o time feminino do Santos chegou à final do Campeonato Paulista e sagrou-se vice-campeão.

Ao longo dos anos, as Sereias da Vila construíram uma trajetória vitoriosa, acumulando conquistas expressivas no cenário nacional e internacional. Entre os principais títulos estão duas Taças Libertadores da América (2009 e 2010), dois títulos da Copa do Brasil (2008 e 2009) e dois Campeonatos Brasileiros, conquistados em 2007 (pela Liga Nacional) e 2017.

O clube também soma cinco títulos dos Jogos Abertos do Interior (2000, 2002, 2010, 2011 e 2023), quatro edições dos Jogos Regionais (2006, 2007, 2008 e 2011) e quatro Campeonatos Paulistas organizados pela FPF (2007, 2010, 2011 e 2018), além de um título estadual promovido pela Linaf em 2009.

As Sereias ainda levantaram a taça da Copa Paulista em duas ocasiões (2020 e 2024), da Copa Mercosul em 2006, da Copa Mulher em 2009 e do Torneio Internacional Interclubes em 2011, consolidando o Santos como uma das potências do futebol feminino brasileiro.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Veja também

plugins premium WordPress
Rolar para cima