O Santos publicou na tarde desta quarta-feira (19), em suas redes sociais, uma homenagem à Rainha Marta, que completa 39 anos. A jogadora teve duas passagens pelas Sereias da Vila e conquistou títulos marcantes na história do clube.
“O Reino do Futebol está em festa. A Rainha Marta comemora mais um ano de vida. Nossos parabéns à maior jogadora da história do futebol feminino, que teve o orgulho de defender o #MantoSagrado. Foram 28 partidas pelo Santos, com 39 gols marcados e 2 títulos. Saudações Alvinegras, Rainha”, disse o Peixe nas redes sociais.
Entre 2009 e 2010, Marta, então atleta do Los Angeles Sol, foi emprestada ao Santos por três meses. Nesse período, ajudou a equipe a conquistar a Libertadores e a Copa do Brasil. Em 2011, retornou ao time da Vila Belmiro, dessa vez por dois meses.
Somando suas duas passagens, a camisa 10 disputou 28 jogos e marcou 39 gols. Nas redes sociais, mesmo após sua saída, Marta sempre demonstrou carinho pelo Peixe e chegou a publicar imagens treinando com a camisa do Santos. Em 2017, visitou o clube no CT Rei Pelé.
Natural de Alagoas, Marta despontou para o futebol atuando pelo CSA, clube tradicional do estado. Passou por Vasco da Gama (RJ), Santa Cruz (MG) e Umeå IK (Suécia). Depois do Santos, seguiu carreira no Western New York Flash (EUA), Tyresö FF (Suécia) e Rosengård (Suécia), até chegar ao Orlando Pride, seu atual clube.
Marta falou sobre o Santos recentemente
No dia 9 de novembro, em coletiva de imprensa durante a premiação Bola de Prata, da ESPN, a meia-atacante foi questionada sobre uma volta para o futebol brasileiro e falou sobre o carinho pelo Santos, último clube da jogadora em território nacional.
Não é segredo para ninguém que eu tenho um carinho muito grande pelo Corinthians. Já falei várias vezes que sou torcedora corinthiana. Também tenho carinho pelo Santos, assim como pelo Vasco, que eu tenho uma história. Eu ainda estou jogando e pretendo continuar jogando por uns dois anos. Se eu continuar fazendo o que eu, graças a Deus, fiz nessa temporada com o Orlando, é uma grande chance né. Então, enquanto você está em atividade tudo é possível”, disse Marta.
*Sob a supervisão de Guilherme Lesnok