O Santos completa 113 anos nesta segunda-feira (14). Reconhecido como um dos principais clubes da história do futebol feminino no Brasil, a Alvinegro Praiano acumulou títulos, revelou talentos e foi a casa de grandes jogadoras que marcaram época.
Para celebrar a data, o Portal Sereias preparou uma lista com as 10 maiores artilheiras da história do clube. O ranking é liderado por Ketlen, considerada por muitos a maior ídola da história do futebol feminino santista. A lista também destaca nomes importantes como Suzana, Maurine e Érika.
Entre as atletas ainda em atividade estão Cristiane, atualmente no Flamengo; Thaisinha e Ketlen, que seguem defendendo o Santos; Karen Sereia, atualmente sem clube; além de Sole Jaimes e Dani Silva, que deixaram recentemente o Peixe e hoje atuam pelo 3B da Amazônia. Érika, por sua vez, defende o Corinthians. Suzana, Pikena e Maurine já anunciaram aposentadoria dos gramados.
Cabe ressaltar que, em 2022, o clube refez a contagem por meio do seu Centro de Memória. Levantar dados do futebol feminino ainda é um desafio, mas o Santos conseguiu recuperar novas fichas de partidas do início do projeto da modalidade. A última atualização não alterou os nomes das artilheiras, apenas a ordem no ranking.
Veja abaixo a lista completa de artilheiras do Santos:
- Ketlen – 207 gols
- Cristiane – 120 gols
- Suzana – 78 gols
- Pikena – 78 gols
- Thaisinha – 78 gols
- Karen Peliçari – 69 gols
- Maurine – 67 gols
- Sole Jaimes – 64 gols
- Érika – 52 gols
- Dani Silva – 51 gols