As atacantes Evelin e Samara e a zagueira Sara, do Santos, foram convocadas para a Seleção Brasileira Feminina Sub-20. As atletas integram a lista da última fase de preparação antes do Sul-Americano da categoria.
O Sul-Americano Feminino Sub-20 será disputado no Paraguai, de 4 a 28 de fevereiro. O Brasil está no grupo B, ao lado de Argentina, Peru, Equador e Bolívia. A chave A conta com Paraguai, Colômbia, Venezuela, Chile e Uruguai.
As três melhores seleções de cada grupo avançam para a fase final. As quatro primeiras colocadas dessa etapa garantem vaga na Copa do Mundo Feminina Sub-20 de 2026.
Antes do embarque para o torneio, Camilla Orlando ainda divulgará a lista definitiva com as 22 atletas que representarão a Amarelinha.
A Seleção Brasileira é a maior vencedora do Sul-Americano Feminino Sub-20, com 10 títulos: 2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2015, 2018, 2022 e 2024.
Carreira de Evelin
Em 2025, pela equipe Sub-20 do Santos, Evelin disputou 12 jogos com sete gols marcados. O grande momento na temporada aconteceu em setembro, quando realizou sua estreia pela equipe profissional das Sereias da Vila e deu uma assistência no clássico diante do São Paulo, no empate por 2 a 2. Pela equipe de Caio Couto, fechou o ano com cinco jogos e um gol.
Ainda em 2025, Evelin brilhou no Campeonato Sul-Americano Sub-17, disputado em maio, sendo artilheira da competição com seis gols e duas assistências. Reconhecida como o principal destaque da campanha brasileira, a jogadora foi chamada, inclusive, para completar a equipe de Arthur Elias na Seleção Principal.
Carreira de Sara
Com 18 anos, a defensora estreou pela equipe profissional no dia 22 de novembro, na vitória por 8 a 1 sobre o São José, pelas quartas de final da Copa Paulista. Pelo sub-20, na temporada de 2025, disputou 20 partidas e marcou um gol.
Carreira de Samara
Na temporada passada, a jogadora realizou sua estreia na equipe profissional santista no dia 14 de agosto, em duelo diante da Ferroviária, pelo Campeonato Paulista. Rapidamente conquistou uma vaga entre as titulares e foi peça importante na campanha do acesso ao Campeonato Brasileiro da Série A1.
Ao todo, a atacante participou de 29 dos 32 jogos das Sereias da Vila na temporada. Além das partidas no profissional, Samara também atuou pela equipe Sub-20, inclusive na disputa da Copinha Feminina, que terminou com o Santos eliminado na semifinal da competição, ao cair nos pênaltis diante do Grêmio.
Veja as atletas convocadas
Goleiras:
Elu – São Paulo
Faichel – Ferroviária
Josi – Grêmio
Morganti – Corinthians
Defensoras:
Ana Bia – São Paulo
Bia Martins – Internacional
Duda Mattos – Flamengo
Sara – Santos
Sofia – Flamengo
Thay – Botafogo
Isa Nunes – Flamengo
Samara – Santos
Meio-campistas
Adrielly – Fluminense
Clarinha – Benfica (POR)
Emilly – Flamengo
Fran – São Paulo
Julia Martins – Grêmio
Julia Pereira – São Paulo
Kaylane – Flamengo
Nayara – Botafogo
Nogueira – Ferroviária
Vitorinha – São Paulo
Atacantes
Aninha – Internacional
Brendha – Flamengo
Canali – Virginia University (EUA)
Carioca – Fluminense
Dudinha – Ferroviária
Evelin – Santos
Gisele – Grêmio
Tainá – Fortaleza