O time Sub-20 das Sereias da Vila estreia nesta quinta-feira (28) na segunda edição da Copinha Feminina. A partida inicial será contra o Sport-PE, às 15h, no Estádio Nicolau Alayon, na zona oeste de São Paulo, que será o local fixo para os jogos do grupo B.
Entre as jogadoras de destaque, que inclusive já passaram pelo time profissional e pela Seleção Brasileira de base, o Portal Sereias conversou com três jornalistas para saber quais atletas geram maior expectativa e quem pode se destacar no profissional no futuro. Confira abaixo.
Gabriela Leveque – Meia
Gabriela Leveque deixou Goiânia, em Goiás, em 2020 para integrar a equipe Sub-17 do Santos. Antes, jogou pelo Aliança, um dos times mais tradicionais do futebol feminino no Centro-Oeste. Pela base do Peixe, foi campeã Paulista Sub-17 em 2020, vice da Liga de Desenvolvimento da Conmebol em 2021, vice-campeã Brasileira em 2022 e conquistou o terceiro lugar no Regional.
A jornalista Isabela Freschi Vidoto, do Bendito Seja o Futebol, destacou a importância da experiência na Copinha para a transição ao profissional no próximo ano.
“Eu gostaria de ver a Gabi Leveque no profissional. É uma meio-campista habilidosa e goleadora, ambas características que precisamos no profissional. Ela já vem se destacando na base desde 2020, quando foi contratada, tendo o auge em 2022. Gabi tem tudo para fazer uma Copinha de destaque e figurar entre os reforços caseiros para a temporada de 2025. Seria um ótimo nome pro profissional que em 2025 disputará a série A2 do Brasileirão Feminino, podendo ganhar minutos e experiência”, disse Isabela Freschi Vidoto.

Isa Viana – Atacante
Uma das principais jogadoras da competição, Isa Viana, de 19 anos, chega como esperança de gols para as Sereias da Vila. A atacante, nascida em Osasco-SP, iniciou sua trajetória no futebol aos 8 anos, na escolinha do Santos localizada em Barueri. Sua entrada no clube aconteceu através do projeto social Meninas em Campo, que posteriormente a levou a integrar as categorias de base das Sereinhas.
Anita Efraim, comentarista do Canal Goat e apresentadora do Diário do Peixe, vê na camisa 9 um grande potencial para ganhar oportunidades na equipe profissional na próxima temporada, quando o Santos disputará a Série A2 do Brasileirão.
“A Isa Viana é uma jogadora que está há muito tempo na base do Santos e ela já foi a principal jogadora em diversas competições neste período na base. Eu acho que essa Copinha de 2024 é o momento para ela mostrar a maturação, mostrar que momento da carreira dela ela está vivendo, até para tentar uma oportunidade no profissional. É um ano em que o Santos vai disputar uma competição mais fraca – Brasileiro A2. Então, é muito importante que o Santos veja essas jogadoras, olhe para ela e dê oportunidades que ela já demonstrou diversas vezes que merece. Ela é artilheira, faz a diferença, e é um momento importante para ela se provar e cavar um espaço no profissional como uma goleadora, que é algo que o Santos não tem bem definido. Tem algumas centroavantes, mas nenhuma incontestável. Então, é um momento importante para ela mostrar o trabalho dela ao técnico Caio Couto”, opina Anita Efraim.

Evelin Bonifácio – Atacante
Laura Marcello, repórter do Diário do Peixe e colunista no Portal Sereias, falou sobre a atacante Evelin Bonifácio, de 16 anos. A jogadora começou no futsal, disputou campeonatos pelo Sub-17 e Sub-20, além de ter treinado com o profissional do clube e passa pelo Seleção Brasileira de base.
“Acumula convocações para a Seleção Brasileira de base. Infelizmente, hoje o clube não conta com a categoria Sub-17 Feminina, então ela meio que precisa se desenvolver na categoria acima (Sub-20) e foi muito bem. Se destacou com gols no Brasileiro Sub-20 e até no Paulista Sub-20. Apenas 16 anos no ataque e terá a oportunidade na Copinha. Curiosa sobre o físico, ritmo de jogo e pressão que ela vai sentir na disputa do torneio. Se mostra muito acima da média, inteligente e com visão de jogo no ataque”, explica Laura Marcello.
