A temporada das Sereias da Vila deve iniciar só em abril, mas a expectativa é boa. Mesmo com a disputa do Brasileiro A-2 e o principal objetivo do ano ser o acesso, o futebol feminino do Santos vê o retorno da disputa da Copa do Brasil e pode chegar mais encorpado para o Paulistão no segundo semestre.
Em relação as contratações, o Peixe acerta em mesclar juventude e experiência. Promoveu jogadoras da base e também trouxe algumas Sereinhas do passado. Ao mesmo tempo, tem remanescentes com mais ‘casca’ e trouxe jogadoras com bagagem. Também tiveram as rescisões da goleira Kelly e da Sole Jaimes, que poderiam ajudar.
São nove atletas já que estavam no elenco: as goleiras Karen e Stefane; as defensoras Carol Lara, Larissa Vasconcelos, Leidiane e Livia Mathias; a meio-campista Suzane Pires e as atacantes Ketlen e Nathane. Também tiveram cinco renovações: da zagueira Rafa Martins (2026); meio-campistas Nath Pitbull (2026) e Julia Daltoé (2025), meia-atacante Thaisinha (2026) e atacante Carol Baiana (2025).
Foram dez chegadas até então: goleira Ágatha Basilio (2025); zagueiras Ingryd Avanci (2026), Ana Alice (2025) e Pardal (2026), lateral-direita Evellyn Marques (2025), volante Rafa Andrade (2025), meia Giulia Giovanna (2026), meia-atacante Analuyza (2025) e atacantes Laryh (2025) e Marussi (2025 – empréstimo).
Em movimento contrário, foram 16 saídas: zagueiras Day Silva (São Paulo), Cida, Camila Martins (Colo-Colo), Narvaez (Old Boys), Reina Bonta e Janaina, as laterais Vitória Kaissa (América-MG), Fabiana Yanten (Colo-Colo) e Dani Silva, as meio-campistas Ana Carla (Red Bull Bragantino), Karla Alves (São Paulo) e Laura Valverde (Red Bull Bragantino) e as atacantes Mili Mendenez (Al-Amal), Yami Rodriguez (Grêmio), Paola (Internacional) e Charcopa (Independiente del Valle).
Os reforços são melhores que os do ano passado, talvez pela maior autonomia da coordenadora Thais Picarte e escolha conjunta com a comissão técnica de Caio Couto. Ainda sem analista de mercado, o Alvinegro vê analistas de desempenho atuando na área. Faltou trazer lateral, mas está bem respaldado e tem um banco melhor do que a última temporada.
Sem contar que o ano vai exigir um grupo completo que mantenha regularidade pela disputa simultânea de alguns torneios. Ainda sem definição oficial da CBF ou da FPF, temos as datas-base de: Brasileirão A-2 de 19 de abril a 30 de agosto, Copa do Brasil de 14 de maio a 19 de novembro e Paulistão de 3 de agosto a 14 de dezembro.
Estou muito confiante no elenco pra este ano