Estou escrevendo este texto minutos após a triste e melancólica eliminação das Sereias na Libertadores Feminina, nos pênaltis, contra o Boca Juniors. Foi uma atuação desastrosa de ambas as equipes, principalmente no segundo tempo, em um gramado que não condiz com a grandeza de um torneio do porte da Libertadores.
O Boca teve as melhores chances de gol e, mesmo visivelmente cansadas, suas jogadoras conseguiram segurar o time do Santos. Caio Couto escalou mal, apesar de ter feito substituições melhores durante o jogo. Faltou cabeça, faltou controle psicológico, faltou futebol, porque este time do Boca é muito fraco.
A Libertadores era a tábua de salvação de um ano terrível para as Sereias: um inédito rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Brasileiro, uma campanha horrível no Campeonato Paulista e, agora, essa dolorosa eliminação na Libertadores. Como um prêmio de consolação por este ano desastroso, resta a Copa Paulista, com o confronto contra o São José.
Eu, como pessoa física, me recuso a comemorar um título da Copa Paulista pelo ano que tivemos. Vou assistir aos jogos porque tenho um compromisso com meus colegas e com os leitores do Portal Sereias, mas minha vontade é zero.
Para não dizer que só tivemos coisas ruins, vejo que a reconstrução já começou. Fizemos contratações pontuais, temos a Nathane até o fim do ano que vem, e agora ela precisa ganhar mais minutagem. Temos um treinador que conhece o Santos, mas que ainda precisa resolver os antigos problemas da equipe em campo. Contamos com duas goleiras que são ótimas embaixo das traves. Ainda temos a maior artilheira da nossa história, a Ketlen, e nossa jovem promessa, Laura Valverde, que voltou de lesão.
Agora, é necessária uma cobrança à Thaís Picarte, que infelizmente não deixará a coordenação das Sereias (mesmo após um primeiro ano digno de demissão por justa causa), e também ao presidente Marcelo Teixeira, que afirma aos quatro ventos que o futebol feminino é um dos pilares de suas gestões: CONTRATEM! Contratem laterais direita e esquerda, zagueiras, volantes… Busquem talentos nas outras divisões, parem com essa soberba de time de elite, porque NÃO SOMOS UM TIME DE ELITE EM 2025! Chega da confraria da Picarte, o próximo ano é crucial para as Sereias.
Enfim, escrevo esse texto com os olhos cheios de lágrimas, porque eu sou torcedora, além da analista e eu acreditava que esse time nos daria alguma alegria esse ano. Infelizmente, isso não aconteceu.
Agora é juntar os cacos e um Feliz 2025 pras Sereias da Vila.