A atacante Ketlen é uma das maiores jogadoras da história do Santos, tendo vivido momentos importantes, como as conquistas da Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Em 2025, porém, terá a missão de ajudar as Sereias a retornarem à elite do futebol brasileiro após o rebaixamento na última temporada.
O Santos fez diversas contratações para 2025, em busca do objetivo de garantir o acesso para o Brasileirão Série A1. Ketlen, que permanece na equipe mesmo depois da queda para a A2, nos contou como está sendo a pré-temporada:
“Ah, o clima está bem gostoso. A gente está fazendo uma pré-temporada bem intensa, mas as meninas que chegaram são muito qualificadas, passaram por outros clubes e também renderam nos outros clubes. Elas chegaram aqui para ajudar. Eu, hoje, como uma jogadora mais experiente, sempre falo que procuro ajudar elas da melhor forma possível”, disse.
Com a meta de voltar para a elite do futebol brasileiro, Ketlen também falou sobre as jogadoras mais jovens que chegaram no clube. Segundo a atacante, por já ser mais experiente, seu papel com essas atletas é diferente:
“Tem meninas que subiram agora da base, eu sei o quanto é difícil você vir da base e jogar no profissional, mas a gente, que é mais experiente, sempre procura brincar com elas, deixá-las à vontade para que possam desempenhar o papel delas, porque elas são muito importantes para a gente e a gente vai precisar delas para este ano, para poder nos ajudar em campo e fora dele, para que possamos voltar à elite”, afirma.
Entrosamento do Santos

Com diversas mudanças no elenco do Santos, é comum perguntarem sobre o entrosamento da equipe. Foram muitas saídas e chegadas para a temporada 2025. Mas, para Ketlen, é algo que será ajustado com o tempo. Além disso, com a temporada só começando em abril, há tempo suficiente para que o elenco fique bem entrosado:
“Eu creio que vai se encaixando. A gente tem feito amistosos para ajudar nesse encaixe também. A gente continuou com uma base do ano passado e vieram meninas para, claro, ajudar a gente no elenco. Os trabalhos têm sido muito bons, está sendo bem incorporado todo o trabalho que o Caio quer passar para a gente. Então, eu creio que sim, quando começar o campeonato, que é só em abril, a gente vai estar muito preparada, vai estar entrosada e, se Deus quiser, vamos fazer um ótimo ano”, explica.
Opinião sobre a comissão
Caio Couto voltou para o Santos no final de 2024, buscando salvar o ano do time após rebaixamento e foi campeão da Copa Paulista. O técnico já teve passagem pelas Sereias da Vila, entre 2015 e 2018. Nesse período, levou o time ao título do Brasileirão Série A1 de 2017. Ketlen já estava na equipe na época e afirma estar gostando do trabalho atual.
“Ah, eu gosto bastante deles. Eu trabalhei com muitos deles anos atrás e voltei a trabalhar agora. São pessoas muito competentes, que estão sempre estudando, estão sempre indo atrás dos times adversários com quem a gente vai jogar, procurando sempre trazer trabalhos novos para a gente. Então, eu gosto bastante, têm me ajudado até a crescer pessoalmente como atleta. Eu sempre procuro evoluir a cada dia mais, a cada treino. Então, têm me ajudado bastante e estou adorando o trabalho e espero que a gente renda muitos frutos desse grande trabalho que eles têm feito”, completou.