Ketlen, maior artilheira da história das Sereias da Vila com 207 gols marcados, teve sua renovação de contrato com o Santos publicada nesta quarta-feira (5) no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O novo vínculo é válido até dezembro de 2026.
A atacante anunciou a gravidez do seu primeiro filho, Lucca, em abril deste ano. Mesmo afastada dos jogos, Ketlen seguiu treinando até o oitavo mês de gestação, sempre sob supervisão do departamento médico do clube. No fim de outubro, o Santos comunicou oficialmente que a atleta entrou em licença-maternidade, conforme previsto por lei.
“Ketlen vestiu a camisa do Santos pela primeira vez há 18 anos. Desde então, se tornou a maior referência da história das Sereias da Vila. Hoje, aos 33 anos, ela pausa temporariamente suas atividades pelo clube e parte para a maior missão de sua vida: dar à luz o pequeno Lucca”, escreveu o clube em nota oficial.
Sem atuar desde o anúncio da gravidez, Ketlen aguarda o nascimento de Lucca, previsto para o fim de novembro. O Santos informou que o retorno da atacante está planejado para a pré-temporada de 2026.
Ketlen durante treinos na gestação
Pela primeira vez no futebol feminino brasileiro, uma atleta gestante treinou com a equipe até o oitavo mês de gravidez. Desde 2021, a Fifa implementou uma série de medidas de apoio à maternidade de jogadoras profissionais, incluindo a licença-maternidade.
“Desde o início da gravidez, ela realiza o aquecimento com o grupo, seja treino de força de membros inferiores ou trabalhos coordenativos, sempre sem nenhum confronto. Os trabalhos principais, como os que envolvem troca de passes e trabalhos de finalizações, são trabalhos setorizados. Ela participa dando passes e cruzamentos, ou faz finalização sozinha”, explicou Isabella.
*Sob a supervisão de Guilherme Lesnok