Ketlen relembra diagnóstico de epilepsia: ‘Achei que encerraria a carreira’

Por: Jonathan Luan* | 27 de março de 2025 | 16:18
Ketlen Sereias da Vila
Ketlen é embaixadora da Associação Brasileira de Epilepsia (Foto: Reinaldo Campos/ Santos FC)

O Santos divulgou, em suas redes sociais, uma mensagem em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia (26 de março), utilizando imagens da atacante Ketlen, maior artilheira da história do clube, como parte da campanha.

A epilepsia é uma condição neurológica caracterizada por descargas elétricas anormais no cérebro, que podem causar crises convulsivas ou outros sintomas temporários. O distúrbio é tratável e, na maioria dos casos, a pessoa retorna ao estado normal após a crise.

“Quando eu descobri que tinha epilepsia, eu tinha 18 anos. Estava jogando pelo Santos e pela Seleção Brasileira. Então, foi um baque muito grande em minha vida, onde eu achei que teria que encerrar minha carreira tão prematuramente, mas eu tive a força da minha família, que me ajudou a continuar batalhando, não desistindo por conta de uma doença. Faço tratamento diário, acompanhando médico todo ano. Isso me ajudou bastante a poder continuar jogando”, relata Ketlen.

A jogadora tornou pública a doença no dia 28 de março de 2022, por meio de um vídeo publicado em sua conta no Instagram. Ketlen revelou que recebeu mensagens nas redes sociais de mães que contaram sobre crianças que foram “retiradas” do futebol devido à epilepsia. Ela espera que sua história sirva de exemplo para que mais crianças possam continuar jogando.

“Quando eu decidi expor a minha doença, senti muito medo de comentários negativos que pudessem vir, mas tive a resposta contrária. Recebo muitas mensagens de mães que tiraram seus filhos do futebol por conta da doença, e espero que, com o meu testemunho, mais crianças possam continuar realizando seus sonhos”, completou.

Ketlen é embaixadora da Associação brasileira de Epilepsia (ABE), que luta por condições de melhoria para essas pessoas. A organização realizará uma Caminhada pela epilepsia no próximo domingo (30), às 10h. A concentração acontecerá na Avenida Paulista, em frente ao Parque Mario Covas, em São Paulo.

*Sob a supervisão de Guilherme Lesnok

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Veja também

plugins premium WordPress
Rolar para cima