Logo - Portal Sereias

Fotógrafo conhecido entre as Sereias usa as lentes como luta antirracista

Reinaldo Campos Sereias da Vila
Reinaldo Campos atua em jogos das Sereias da Vila (Foto: Mariana Kasten)

Quem acompanha as Sereias da Vila sabe que em quase todos os jogos é possível encontrar Reinaldo Campos, fotógrafo profissional, trabalhando nas partidas. Com as câmeras nas mãos, o trabalho do jovem de 29 anos passou a ser uma ferramenta de mudança social.

Reinaldo acredita que a principal importância do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20), está na busca pela igualdade e na valorização da cultura afro-brasileira. Ele destaca a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a importância de adotar atitudes antirracistas, uma vez que o racismo, como violência estrutural, gera inúmeras mazelas.

“Acho que a principal importância dessa data é o combate ao racismo, a busca pela igualdade e valorização da cultura afro-brasileira. Para conscientizar a sociedade sobre a importância de ter atitudes antirracistas, pois o racismo é uma violência, que causa muitas mazelas”, disse Reinaldo ao Portal Sereias.

Com sua lente, Reinaldo Campos busca contribuir para essa representatividade. Ele vê a fotografia como uma forma de divulgar histórias, trazer visibilidade e promover mudanças. Ao longo da história, a tecnologia se tornou aliado na luta contra o racismo, como, por exemplo, câmeras capazes de registrar tons de pele com a maior definição possível.

“Esses avanços são importantes tanto para a identidade das pessoas negras, para que elas se identifiquem e também são uma forma de combater o racismo, trazer mais conhecimento para as outras pessoas e para conscientizar as pessoas sobre essa questão que é tão importante e tão necessária”, afirma.

Natural de Santos, Reinaldo começou sua trajetória na fotografia em 2018, período marcado por intensas manifestações políticas no Brasil após a eleição de Jair Bolsonaro. Formado em 2022 no curso tecnólogo de Fotografia em Santos, ele ingressou em sua primeira agência fotográfica logo após a conclusão do curso e também é membro da ARFOC-SP – Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo, consolidando sua posição como um profissional engajado no meio. 

Hoje, seu foco principal é o futebol, mas Reinaldo também realiza pautas políticas e eventos culturais, como shows musicais. Nos jogos do futebol feminino do Santos, além da equipe profissional, costuma registrar imagens das jogadoras de base, e espera que isso ajude a inspirar jovens negras.

“A representatividade é muito importante, principalmente pela questão da identidade e para incentivar que outras jovens negras se inspirem nas jogadoras a seguirem os seus sonhos e tomarem os espaços. Acredito que com a fotografia, trazendo essa representatividade, de certa forma contribuo para isso, divulgando e contando a história”, completa Reinaldo Campos.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress
Rolar para cima