Com a presença da atacante Evelin, do Santos, a Seleção Brasileira Feminina Sub-20 realizou na tarde desta segunda-feira (24), em Buenos Aires, o primeiro treino de preparação para os amistosos com Argentina e Paraguai.
A atividade ocorreu no Estádio Claudio “Chiqui” Tapia, pertencente ao Club Atlético Barracas Central, equipe da primeira divisão argentina. Com o grupo completo, a treinadora Camilla Orlando e sua comissão técnica iniciaram os trabalhos para ajustar a organização tática das jogadoras de olho nos próximos compromissos.
Nesta convocação, na qual o Brasil enfrentará dois possíveis adversários do Sul-Americano de 2026, o objetivo é preparar bem a equipe tendo em vista os poucos dias de treinamento e a iminência das partidas, contexto que espelha o que será a competição do ano que vem.
Nesta terça-feira (25), a Seleção irá a campo pela manhã no Centro de Treinamento da Associação do Futebol Argentino – Prédio Lionel Andrés Messi, que receberá os amistosos, em Ezeiza, cidade da Grande Buenos Aires. Na quarta (26), encara a Argentina e, no sábado (29), o Paraguai. Os dois jogos começarão às 10h30 (de Brasília).
Esta é a terceira fase de preparação da categoria para o Sul-Americano, torneio classificatório para a Copa do Mundo Feminina Sub-20, em setembro, na Polônia. No fim de junho, a Amarelinha se reuniu para um período de treinos em Guararema (SP) e, em outubro, conquistou duas vitórias sobre o México (3 a 0 e 1 a 0), em amistosos disputados em Goiânia.
Carreira de Evelin
Em 2025, pela equipe Sub-20 do Santos, Evelin disputou 13 jogos com quatro gols marcados. O grande momento na temporada aconteceu em setembro, quando realizou sua estreia pela equipe profissional das Sereias da Vila e deu uma assistência no clássico diante do São Paulo, no empate por 2 a 2. Pelo profissional, foram quatro partidas e um gol.
Ainda este ano, Evelin brilhou no Campeonato Sul-Americano Sub-17, disputado em maio, sendo artilheira da competição com seis gols e duas assistências. Reconhecida como o principal destaque da campanha brasileira, Evelin foi chamada, inclusive, para completar a equipe de Arthur Elias na Seleção Principal.
A temporada de 2025 ainda reservou a participação no Mundial Sub-17 para a joia santista, torneio em que disputou sete jogos, marcou dois gols e distribuiu uma assistência. A seleção brasileira acabou eliminada pela Coreia do Norte nas semifinais.
Em 2024, foi uma das protagonistas da campanha santista na Copinha Feminina, chegando até a semifinal. O principal momento foi nas quartas de final, quando marcou o gol da vitória sobre o Corinthians.