Com gol da santista Evelin, a Seleção Brasileira Sub-17 se despediu do Sul-Americano da categoria com vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia, neste sábado (24). Já classificado para a Copa do Mundo com uma rodada de antecedência, o Brasil encerrou sua participação na nona edição do torneio com mais um resultado positivo.
Diante da anfitriã do torneio, no Estádio Pascual Guerrero, em Cali, a Amarelinha venceu com um golaço de Evelin, marcado aos 22 minutos do segundo tempo, pela última rodada da fase final.
O triunfo deixa a equipe com nove pontos. O resultado, porém, impossibilita o Brasil de conquistar a competição pela sexta vez, já que precisava tirar uma diferença de quatro tentos no saldo de gols, além de torcer por um empate entre Equador e Paraguai – a Seleção foi campeã em 2010, 2012, 2018, 2022 e 2024.
A classificação final na tabela será definida ao fim do confronto entre equatorianos e paraguaios. A posição interfere em qual pote o Brasil estará para o sorteio da fase de grupos do Mundial, no Marrocos, nos meses de outubro e novembro.
Esta foi o primeiro campeonato da Seleção Sub-17 sob o comando da treinadora Rilany Silva, que assumiu o comando em março deste ano. Na caminhada pelo Sul-Americano, o Brasil, na fase de grupos, teve uma campanha invicta e com 100% de aproveitamento, com vitória sobre Peru por 2 a 0, Bolívia por 5 a 0, Uruguai por 1 a 0 e goleada contra o Equador por 5 a 1.
Na fase final, goleou o Peru por 4 a 0 e empatou sem gols com o Equador, por 1 a 1 com o Paraguai e por 2 a 2 com o Chile, além da vitória sobre a Colômbia.
Evelin na categoria
Atacante do Santos, Evelin foi o grande nome da Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-17. Camisa 21, ela marcou seis gols e deu duas assistências em nove partidas.