Quando a bola rolar para Sereias e Always Ready, da Bolívia, na rodada de abertura do grupo B na primeira fase da Libertadores, a modalidade entrará novamente para história do clube. Será o primeiro jogo da equipe de futebol feminino do Santos fora do Brasil.
Em 2009, com Marta e companhia, as Sereias da Vila conquistaram a Libertadores da América, mas a disputa foi realizada dentro do Brasil, com sedes em São Paulo (cidade), Santos e Guarujá.
Já em 2010, em novo título do Santos, todos os jogos foram realizados na Arena Barueri, região Metropolitana de São Paulo. No ano seguinte, a competição foi disputada em São José dos Campos, interior de São Paulo. A equipe de Vila Belmiro terminou na quarta colocação.
Por fim, o Alvinegro Praiano voltou a disputar a competição em 2018. Na oportunidade, o clube ficou com o vice-campeonato, com derrota na final para o Atlético Huila (COL). O jogo foi realizado na Arena da Amazônia, em Manaus.
Neste ano, a Conmebol decidiu nomear o Paraguai como sede da edição da Libertadores. Na primeira fase, o Peixe joga no Estádio Carfem, em Ypané, e no Arsenio Erico, em Assunção.
Veja o calendário de jogos das Sereias na Libertadores:
Santos x Always Ready (BOL) – 03/10
Santos x Colo-Colo (CHI) – 06/10
Santos x Olímpia (PAR) – 09/10