“É assim, eu por elas”: a voz das Sereias nas arquibancadas

Por: Gabriella Souza | 22 de julho de 2025 | 10:00
Dona Noêmia na Vila Belmiro (Foto: Gabriella Souza)
Dona Noêmia na Vila Belmiro (Foto: Gabriella Souza)

Ela não entra em campo, mas vibra nas arquibancadas, jogando junto em cada partida. Aos 67 anos, Dona Noêmia é mais do que uma simples torcedora: é o símbolo da torcida das Sereias da Vila em todos os anos de existência do clube.

Antes mesmo do início das transmissões dos jogos, Noêmia já estava na Vila Belmiro acompanhando cada passo do time, para depois se tornar uma das referências históricas do futebol feminino.

Funcionária do tradicional Bar do Alemão, localizado em frente à Vila Belmiro, Dona Noêmia acompanha as Sereias desde a sua formação. Ela lembra com carinho das partidas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000.

“To aqui desde o começo, lembro de jogos no final dos anos 90 e começo dos anos 2000. Foi amor à primeira vista e isso com as jogadoras, treinadores que passaram, alguns dirigentes e a história, eu amo muito. Com certeza a melhor coisa foi acompanhar a Marta anos depois.”, afirma.

➡️ Siga o Portal Sereias no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do futebol feminino do clube

Relação de afeto com as atletas

Além de torcer, a santista faz questão de estar presente e ajudar as Sereias em diversos âmbitos, tornando-se uma espécie de “madrinha” para as jogadoras. Ao longo da caminhada, já alojou e cuidou de muitas dessas mulheres em sua casa.

“Eu sempre estou aqui por elas, já coloquei várias dentro de casa, cuido e ajudo sempre que eu consigo desde o começo, todas elas me conhecem, sou amiga de todas. Como a Pitbull (camisa 5) já foi lá para casa e eu sempre grito o nome dela nos jogos (risos). Ajudo também durante a partida, contra o Pérolas Negras eu gritei para ela ficar onde ela tava, ela escutou e fez o gol logo em seguida, veio comemorar comigo. É assim, eu por elas”, disse com orgulho.

Uma dessas demonstrações de proximidade e cuidado ocorreu durante a partida contra o Pérolas Negras, pela segunda fase da Copa do Brasil, na Vila Belmiro. Em uma cobrança de escanteio, Dona Noêmia gritou das arquibancadas algumas instruções para Nath Pitbull, quando ouviu o gol que marcou o terceiro da vitória, e correu para comemorar com a jogadora.

“É assim, eu por elas”, enfatiza Noêmia.

Momento difícil no rebaixamento e a conquista do acesso

A torcedora leal das Sereias esteve presente em todos os jogos em casa e não foi diferente na última temporada, quando ocorreu o rebaixamento inédito.

“Foi difícil ver aquilo, muito triste e dolorido. Foram muitos erros, eles não mereciam isso”, relembra o sentimento da pior fase do clube.

Em 2025, com a reconstrução da equipe ao lado do técnico Caio Couto, as Sereias da Vila se recuperaram e conquistaram o acesso na Vila Belmiro, após vencerem por 3 a 1 no resultado agregado contra o Ação-MT.

“Vim aqui todos os jogos na Vila esse ano, saio do trabalho (Bar do Alemão), coloco a camisa e venho. Estou muito feliz de ver as Sereias voltando”, finaliza Dona Noêmia.

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Debora
Debora
2 minutos atrás

Grande Dona Noêmia

Veja também

plugins premium WordPress
Rolar para cima