Entre os reforços do Santos para temporada, o clube anunciou a contratação da volante Rafa Andrade. Nascida em Sousa, na Paraíba, Rafa tem 27 anos e acumula passagens por clubes tradicionais do futebol feminino brasileiro. Seu último clube foi o Cruzeiro.
Rafa Andrade iniciou sua trajetória no São Bernardo e, desde então, passou por várias equipes, incluindo Portuguesa (SP), Foz Cataratas (SC), Kindermann (SC), Napoli (SC), 3B da Amazônia, Tiradentes (CE), Botafogo (PB), Ferroviária, Palmeiras e Cruzeiro. Em sua passagem pela Seleção Brasileira Sub-20, Rafa foi campeã do Sul-Americano em 2015, competindo inclusive disputada na Vila Belmiro.
Destaque no Cruzeiro
Durante sua estadia no Cruzeiro, Rafa Andrade se destacou como uma jogadora fundamental para o sucesso da equipe. No Campeonato Brasileiro de 2024, o Cruzeiro foi o único time fora do eixo São Paulo a alcançar as quartas de final, enfrentando o Palmeiras em um jogo movimentando. A organização defensiva do time era fortemente dependente de Rafa Andrade, que se destacou pela sua capacidade de articular o meio de campo.
Em contato com o Portal Sereias, a jornalista Duda Abranches, especialista em futebol feminino em Minas Gerais, falou sobre os pontos positivos da jogadora especialmente na disputa do Campeonato Mineiro deste ano.
“No Campeonato Mineiro, ela foi um dos destaques, até porque o Campeonato Mineiro, ele, o nível é muito baixo, porque a gente tem os o Galo, a América e o Cruzeiro, e são três times do interior. A gente tem o Itabirito, que esse ano quem estava como treinadora foi a Ketlin, a Zé Vedo, que foi até campeão com misto na Série A3 […] mas eram jogos que o Cruzeiro vencia de 11 a 0, de 8 a 0, então eram placares elásticos. A Rafa até marcou um gol, que foi a final contra a América. O Cruzeiro deu um baile. E a Rafa, eu considero um dos nomes principais desse time do Cruzeiro nos últimos tempos, principalmente deste ano”, disse Duda Abranches, jornalista especialista em futebol feminino em Minas Gerais.
Embora a atacante Byanca Brasil tenha sido frequentemente mencionada como a estrela da equipe, a ausência de Rafa em campo será sentida de maneira significativa. Segundo Duda, sua habilidade em cadenciar o jogo e oferecer passes precisos fez dela uma jogadora indispensável para as Cabulosas.
“A Rafa é um ponto que eu sempre destacava. Essa organização defensiva do Cruzeiro é muito dependente dela. Não sei como vai ser feito agora, tenho que até pegar mais o nome dessas jogadoras para conseguir ver como será essa articulação. Muito se fala do nome da Byanca Brasil. A Byanca realmente é decisiva no Cruzeiro feminino, mas a Rafa, em si, faz muito mais falta em campo do que a Byanca às vezes, porque a Rafa sabe articular muito bem esse meio de campo e cadenciar muito bem a bola”, completou Duda Abranches.
Estilo de jogo e contribuição as Sereias da Vila
O estilo de jogo de Rafa Andrade é caracterizado por sua visão de jogo e habilidade em controlar o ritmo das partidas. Rafa atua como volante, onde pode não apenas proteger a defesa, mas também iniciar jogadas ofensivas com passes.
“A Rafa, logo quando chegou ao Cruzeiro em 2022, teve uma lesão, mas isso não impactou muito, sabe? Ela não só continuou na briga pela titularidade… foi uma titular incontestável nesse time do Cruzeiro e vai fazer realmente muita falta. Então, as Sereias da Vila, agora nessa reformulação, estão contratando uma jogadora muito boa, com muita vontade e garra, e eu acredito que isso pode ajudar muito, principalmente na questão de articular o meio de campo, sabe”, apontou.
“As Sereias da Vila, agora nessa reformulação, estão contratando uma jogadora muito boa, com muita vontade e garra. Acredito que isso pode ajudar muito, principalmente na questão de articular o meio de campo”, finalizou Duda Abranches.
🤍🖤