Sem definição do calendário para a temporada 2025 do futebol feminino, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a realização de uma reunião, em janeiro, para alinhar a agenda de torneios e jogos com clubes de todas as divisões.
No momento, os líderes da entidade máxima estão de férias até o próximo dia 13 de janeiro, mas a expectativa é que o Campeonato Brasileiro (Série A1, 2 e 3), Supercopa do Brasil e torneios nacionais de base sejam mantidos. No entanto, outros torneios podem acontecer.
Assim como o Portal Sereias divulgou no dia 16 de dezembro, a reunião pode marcar a criação de um torneio “tiro-curto”, que funcionaria como uma espécie de playoffs, reunindo os quatro clubes rebaixados da Série A1 do Campeonato Brasileiro de 2024 e as equipes eliminadas nas quartas de final da Série A2.
A proposta prevê que os quatro vencedores dessa competição garantam uma vaga na Série A1 de 2025, restabelecendo o número de 20 clubes na principal divisão do futebol feminino, como era até 2016. O Santos, que foi rebaixado neste ano, é um dos clubes interessados na implementação desse novo formato.
Em nota enviado ao GE na segunda-feira (6), a CBF confirmou que o presidente Ednaldo Rodrigues e representantes de todos os clubes das três divisões participarão de um debate para avaliar possíveis mudanças.
“A CBF aguardou o início do ano para promover uma ampla discussão sobre o calendário do futebol feminino de 2025. O encontro inédito comandado pelo presidente Ednaldo Rodrigues vai reunir os representantes de todos os clubes que disputam as 3 divisões do futebol feminino. A CBF pretende conduzir o processo de forma democrática, sem imposições e ouvindo todas as reivindicações. O crescimento do futebol feminino é uma das prioridades da atual gestão, que conseguiu trazer para o Brasil a próxima Copa do Mundo, que será disputada em 2027 . Na próxima temporada, a CBF vai ampliar os seus investimentos nas três divisões, criar novas competições e também aumentar os investimentos na base para formar novos talentos. A entidade respeita a opinião de todos os representantes dos clubes, faz questão de ouvi-los e acredita que esse inédito debate vai construir avanços significativos para o futebol feminino, que a cada ano cresce mais”, disse a CBF.
Durante a final do Campeonato Brasileiro deste ano, realizada em setembro, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, já falava sobre a possibilidade de realizar o torneio e também de aumentar o número de equipes.
“Acho muito agressivo uma competição com 16 clubes cair quatro. Tem que ter uma proporcionalidade. Assim como no Brasileirão e na série B, que são 20 e caem quatro”, disse Ednaldo.
“A CBF está estudando fazer um torneio no início do ano (2025) exatamente para que esses clubes que foram rebaixados, junto com os que ficaram entre o primeiro e o quarto que não subiram da Série B (A2), participarem de um torneio valendo quatro vagas na Série A (A1)”, completou.
Reapresentação do Santos
O elenco profissional do Santos irá se reapresentar na próxima quinta-feira (09), de olho na pré-temporada. Ao longo da semana, as atletas vão passar por exames laboratoriais, avaliações antropométrica e isocinético.
Até o momento, o Santos encaminhou a contratação oito atletas: as zagueiras Pardal, do Colo-Colo, Ana Alice, do São Paulo, e Indryd Avancini, do Bragantino; a lateral-direita Evellyn Tauane, do Athletico; a volante Rafa Andrade, do Cruzeiro; a meia Giulia Giovanna, do Internacional; e as atacantes Analuyza, também do Colorado e Laryh, ex-São Paulo, devem ser os primeiros reforços para temporada.