O Santos venceu neste sábado (5) e já garantiu a vaga para o Brasileirão Série A1. Na Vila Belmiro, o time superou o Ação-MT, por 2 a 1, com dois gols de Laryh. No entanto, em entrevista coletiva, o técnico Caio Couto revelou que, em parte do confronto, a atuação santista não era a esperada.
Para o treinador, as Sereias que davam muito espaço para as adversárias. No intervalo, o problema em campo foi tratado, mas o Peixe apenas melhorou depois do empate sofrido no segundo tempo:
“Primeiro, antes de eu falar do positivo, eu sou sempre muito transparente. A gente começou a partida bem, mas o fato é que ao longo da primeira etapa e o início do segundo tempo, a gente infelizmente permaneceu com um bloco muito baixo, quando a gente não tinha bola. Isso permitia o adversário, que não estava tendo chances reais de gol, mas permitia o adversário a trocar bolas na frente da nossa área. E não era isso que a gente queria, então a gente precisava ser mais agressivo sem a bola, para a gente foi jogando todo o jogo. E ainda assim, quando a bola estava no nosso pé, a gente estava no estático do jogo, muito parado, o que facilitava a marcação do adversário. A gente conversou isso no vestiário, ainda não voltamos de uma maneira boa, no início do segundo tempo, mas até que depois do gol, a gente conseguiu melhorar isso, empurrou a adversária mais para trás, teve mais a bola, começamos a ter algumas oportunidades de gol e fomos agraciados daquela segunda penalidade que a Lara converteu com muita competência”, disse Caio Couto.
Planejamento do Santos para 2026
Agora com a vaga conquistada para a elite do futebol brasileiro, o Santos já pensa no planejamento para 2026. Caio Couto revelou que já havia conversas nesse sentido, antes mesmo da classificação para a semifinal. De acordo com o técnico, há conversas com Thais Picarte, coordenadora do feminino.
O treinador ainda contou que o clube já está de olho no mercado, mas não revelou possíveis nomes para o próximo ano:
“Em relação ao projeto, eu posso te falar também para vocês no problema nenhum. Eu e a Thais, a gente já vem conversando muito, não digo de mim, mas conversando sobre olhar, mesmo antes disso aqui acontecer hoje, olhar para o futuro, olhar para o ano de 2026. Para conseguir identificar, né, as atletas que vem desempenhando um bom trabalho aqui. E também já, de certa forma, começamos a olhar para o mercado, sim. A gente já está olhando para o mercado, não tem nada fechado com nenhuma atleta. Mas a gente já sabe quais as equipes as atletas estão acabando o contrato. Isso aí já tá monitorado, a atleta tem que ter a característica, né, técnica, para vestir a camisa do Santos Futebol Clube.”
Buscando melhorar ainda mais o desempenho do Santos nas competições, Caio Couto também comparou o investimento com o de outros times. O técnico acredita que é necessário aumentar os valores para realmente disputar nos torneios:
“É óbvio, o objetivo aqui é fazer com que o Santos evolua, cada vez mais, para que a gente não apenas participe das competições no próximo ano. A gente sabe que tem coirmãos com um investimento muito alto. E o Santos vai precisar aumentar também o investimento dele. Se ele quiser apenas participar da competição, se ele quiser realmente ser Santos, ser grande, estar nas finais, gente vai ter que olhar a próxima temporada de outra forma.”
Renovação de Caio Couto
Apesar de já estar falando sobre 2026, Caio Couto ainda não acertou a sua renovação. O seu atual contrato termina no final dessa temporada, mas o técnico já deixou claro que adoraria estender o vínculo:
“Eu tenho contrato, até o final do ano, é como o contrato está feito. Mas se você perguntar hoje de mim, eu estou extremamente feliz aqui dentro do Santos Futebol Clube. A gente tem total liberdade para fazer o nosso trabalho. Nós temos um ambiente interno muito bom, um ambiente maravilhoso entre atletas, comissão, estafe, direção, e isso é a base de tudo, de um relacionamento, com relacionamento bom, as coisas tendem a andar de uma maneira geral.”