Com a retomada da Copa do Brasil Feminina em 2025, após quase uma década de hiato, as Sereias da Vila voltam a campo na competição onde construiu parte de sua história vitoriosa. Maior campeão ao lado do São José-SP, com dois títulos, o clube busca reviver os tempos de glória iniciados nas campanhas memoráveis de 2008 e 2009.
Na edição de 2008, as Sereias da Vila conquistaram o primeiro título ao superarem o Sport na final, em uma campanha marcada por goleadas e um futebol ofensivo. No ano seguinte, o time repetiu o feito e mostrou sua força ao vencer o Botucatu na decisão, consolidando-se como uma potência no futebol feminino nacional. Com craques como Marta, Cristiane e Erika em campo, o Santos encantou o país e firmou sua hegemonia no cenário brasileiro.
Santos na Copa do Brasil 2008
Na segunda edição da Copa do Brasil feminina, o Santos já conquistou o primeiro título. O torneio acontecia de forma diferente da competição masculina ou do modelo atual, em um tempo menor. Realizada em menos de dois meses, a disputa ocorreu entre 1º de novembro e 17 de dezembro.
O sistema, no entanto, era semelhante, com jogos eliminatórias, de ida e volta. Em uma regra diferente na primeira fase, se a equipe vencesse por três gols ou mais no primeiro jogo, não era necessário entrar em campo segunda vez. E foi o que aconteceu entre Santos e Desportivo Capixaba.
A partida foi na casa do adversário e as Sereias da Vila venceram por 5 a 0, já avançando para as oitavas de final. O Atlético-MG foi o oponente na sequência e o Peixe voltou a dominar. Primeiro venceu por 3 a 0 e, na volta, por 3 a 1.
Chegando nas quarta, enfrentou o Saad, clube de São Paulo. A equipe santista venceu as duas partidas com uma boa vantagem, 3 a 1 e 2 a 1. Dominante em toda a competição, jogou contra o Kindermann, ganhando duas vezes por 3 a 0.
Sem dar chances para nenhum adversário em toda a campanha vitoriosa, o Peixe repetiu o sucesso na final. O Sport foi o rival e só conseguiu marcar um gol, sendo derrotado por 3 a 1 e 3 a 0.
Apesar do grande domínio do Santos, com 28 gols marcados e apenas quatro sofridos, a artilheira do torneio não foi do time. Maurine e Suzana ficaram em 3º na disputa, com cinco tentos feitos cada uma. A artilharia ficou com Luciléia, do Kindermann.
Sereias na Copa do Brasil 2009
Após ser campeão pela primeira vez, Santos defendeu o título em 2009. Nessa temporada, tinha no elenco dois grandes nomes do futebol feminino: Marta e Cristiane. E, assim como no ano anterior, o time foi dominante mais uma vez.
Na primeira rodada, enfrentou o CRESSPOM, de Brasília. A vitória por 4 a 1 na estreia garantiu a classificação sem a necessidade do segundo jogo. Nas oitavas, o Mixto, de Cuiabá, era o adversário e foi nessas duas partidas que as Sereias da Vila aplicaram as duas maiores goleadas da edição: 12 a 0 e 11 a 0.
Chegando nas quartas com autoridade, também não teve qualquer problema em ganhar do Novo Mundo. Foram mais duas vitórias, ganhando por 4 a 0 na ida e 7 a 0 na volta. A partir da semifinal, a disputa aconteceu em jogo único e em campo neutro.
A semi foi contra o Pinheirense e, mais uma vez, o Santos teve total controle, vencendo por 8 a 0. Já na final, as Sereias tiveram sua partida mais equilibrada e venceram por ‘apenas’ 3 a 0. O Botucatu, de São Paulo, foi o vice-campeão.
Marta foi o grande destaque da equipe naquele ano. A camisa 10 e estrela da Seleção Feminina terminou a competição com 18 gols marcados.