A atacante Ketlen Wiggers deu à luz recentemente ao seu primeiro filho, Lucca. Maior artilheira da história das Sereias da Vila, com 207 gols marcados, a jogadora seguiu treinando até o oitavo mês de gestação, sob acompanhamento e supervisão do departamento médico do clube.
Responsável pelo acompanhamento da gravidez da atleta, a ginecologista Dra. Tathiana Rebizzi esteve no CT Rei Pelé e destacou o caráter pioneiro do processo conduzido pelo Santos. Segundo a médica, a forma como a gestação de Ketlen foi tratada não encontra precedentes no esporte brasileiro, especialmente no contexto do alto rendimento no futebol feminino.
De acordo com a especialista, um dos principais desafios no acompanhamento de atletas grávidas é lidar com a ansiedade relacionada ao desempenho físico. Durante esse período, o foco deixa de ser a performance esportiva e passa a ser a manutenção da atividade física de forma segura e controlada.
“Elas se preocupam muito com a perda de condicionamento físico ou de massa magra. No entanto, o mais importante é mantê-las ativas, integradas ao grupo e treinando. Garantindo um trabalho estável, seguro e sem risco de lesões durante a gravidez”, explicou a Dra. Tathiana.
Além disso, a médica ressalta a importância de quebrar paradigmas no esporte feminino, reforçando que a maternidade não deve ser vista como um obstáculo à carreira profissional das atletas.
“Para muitas mulheres, ainda é difícil acreditar que é possível engravidar e continuar treinando em alto nível. Precisamos falar cada vez mais sobre isso e oferecer apoio. Para que elas não tenham que escolher entre ser mãe e seguir como atleta”, completou a especialista.
Ketlen até 2026
Em novembro de 2025, Ketlen Wiggers renovou seu contrato com o Santos até dezembro de 2026.