O Santos aderiu à campanha nacional “Elas Jogam Junto”, promovida pela OAB SP por meio da Comissão das Mulheres Advogadas, que tem como objetivo prevenir e enfrentar a violência de gênero em ambientes esportivos. Depois de estrear no jogo entre São Paulo e Botafogo, no dia 14 de setembro, a iniciativa chegará à Vila Belmiro no duelo entre o Peixe contra o Grêmio, no próximo dia 1º de outubro, às 21h30.
Durante a partida, voluntárias da Comissão entrarão em campo ao lado das equipes carregando uma faixa com a mensagem “Elas Jogam Junto – Basta de Violência contra a Mulher”. A mobilização será complementada com camisetas personalizadas, vídeos institucionais, mensagens no sistema de som do estádio e exibição nos telões.
Além da ação em campo, o Santos e os parceiros da campanha levarão atividades de conscientização ao público interno, incluindo a distribuição de cartilhas educativas, palestras temáticas e materiais de sensibilização sobre o tema. O objetivo é reforçar a informação e o debate sobre a violência de gênero também dentro dos clubes.
Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em dias de jogos de futebol, as agressões físicas contra mulheres aumentam quase 21%, enquanto os boletins de ocorrência por ameaça registram crescimento de 23,7% quando um dos times da cidade entra em campo. Entre esses casos, 80% das ameaças e 78% das lesões corporais são cometidas por companheiros ou ex-companheiros das vítimas.
Diante desse cenário, a campanha “Elas Jogam Junto” busca transformar os estádios em espaços de mobilização social e conscientização. Com a adesão do Santos, a iniciativa ganha força para sensibilizar torcedores e atletas, usando o futebol como ferramenta de combate à violência contra a mulher.