O Santos venceu o Botafogo e saiu em vantagem na final do Campeonato Brasileiro A2. Em jogo no estádio Nilton Santos, o Peixe conquistou o triunfo por 1 a 0, com gol de Carol Baiana. Apesar do resultado, o técnico Léo Goulart, do time carioca, manteve a confiança e não descartou a possibilidade de reação na partida de volta.
Segundo o comandante, a equipe conseguiu colocar em prática a maior parte do plano de jogo, impondo intensidade no campo adversário e criando boas oportunidades, mas a imprecisão nas finalizações acabou pesando no resultado da primeira partida da decisão.
“Aquilo que a gente se propôs a fazer, aquilo que a gente traçou como estratégia inicial, foi bem executado. A pressão alta, tentar ficar dentro do campo do adversário, agredir a baliza delas, faltou efetividade, de fato, e aquilo que não faltou para o Santos, que quase nos últimos lances do jogo, conseguiram uma transição e acabaram fazendo gol e saindo daqui com uma vantagem. Acho que, em termos de estratégia, aquilo que a gente traçou funcionou, a gente precisa ajustar algumas coisas, principalmente nesse momento de transição, que é uma coisa que a gente vem sofrendo na temporada, a gente precisa ajustar rápido, porque o próximo jogo já é no sábado, a gente precisa decidir esse título agora fora de casa. A vantagem é mínima, o jogo está completamente aberto e vamos lá para buscar reverter esse resultado, mantendo nossa característica, nossa identidade enquanto futebol, e voltar de Santos com o título”, disse Léo Goulart em entrevista ao Lance!.
O treinador ressaltou a importância de recuperar rapidamente as atletas após o desgaste físico e emocional da primeira partida, destacando que o foco nos próximos dias será otimizar ajustes táticos e preparar o grupo para a decisão da volta em Santos.
“Tudo começa com uma boa recuperação, acho que o jogo foi muito desgastante, a intensidade é altíssima, afinal, entre dois grandes times, exige muito do time fisicamente e psicologicamente. Nosso primeiro passo é recuperar essas jogadoras, para que elas estejam aptas a voltar para o campo, e aí não tem nada de carga, física propriamente dita, a gente vai mais fazer ajustes pontuais, um treino muito rápido, a viagem para Santos também é uma viagem desgastante para a gente, ainda temos esse deslocamento. Vamos tentar fazer o máximo possível, com os recursos que a gente tem, e a gente tem bons recursos para isso, para chegar inteiro de Santos, e conseguir reverter o saldo no jogo de hoje”, finalizou Léo Goulart.
A partida de volta será disputada no próximo sábado (30), às 15h, na Vila Belmiro. Com o resultado, o Santos precisa apenas de um empate para conquistar o título da competição. Já o Botafogo precisa vencer por 1 a 0 para levar o duelo para os pênaltis ou vencer por dois gols de diferença para ser campeão no tempo regulamentar.