O Botafogo será o adversário do Santos na final do Campeonato Brasileiro A2. Na sexta-feira (15), a equipe carioca eliminou o Fortaleza na cobrança de pênaltis. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve definir nos próximos dias a data e o horário dos jogos da final, que deve ter a primeira partida em Santos.
No jogo de ida, realizado em Fortaleza, o placar terminou empatado em 2 a 2, enquanto no Rio de Janeiro a partida terminoi em 1 a 1, levando a decisão da vaga para os pênaltis. O Botafogo teve 100% de aproveitamento nas cobranças e venceu por 5 a 3, garantindo a classificação para final.
O Botafogo encerrou a primeira fase da Série A2 do Campeonato Brasileiro com uma campanha sólida, conquistando 16 pontos em 7 jogos. A equipe somou cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota, marcando 13 gols e sofrendo cinco.
Na segunda fase, o clube carioca eliminou o Mixto com um placar agregado de 7 a 3. Após vencer a partida de ida em Cuiabá por 2 a 1, a equipe carioca confirmou a classificação diante de sua torcida no Estádio Nilton Santos, aplicando 5 a 2 no confronto de volta.
O time carioca já havia chegado à final da A2 em 2020, quando perdeu para o Napoli, de Caçador, em Santa Catarina. A edição de 2025 terá um campeão inédito, já que o Santos disputa a competição pela primeira vez.
Santos na final
O Santos garantiu a classificação para a decisão em uma disputa dramática. Após derrota por 1 a 0 no jogo de ida, com gol de Luana Índia, o Peixe devolveu a desvantagem no tempo normal ao vencer por 2 a 1, com gols de Suzane Pires e Laryh. Nos pênaltis, triunfo por 5 a 4 e vaga assegurada na final.