O projeto da nova arena do Santos foi autorizado pela Prefeitura de Santos e por órgãos competentes, após análise técnica de diferentes setores. O estádio, com capacidade prevista para mais de 30 mil pessoas, será construído no mesmo local do atual Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, ocupando uma área de cerca de 71 mil m².
O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (8), na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal. Participaram do evento o prefeito Rogério Santos, o presidente do clube, Marcelo Teixeira, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, o diretor de Novos Negócios da WTorre, Luiz Otávio Alves, além de autoridades e convidados.
O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, afirmou que o Clube cumpre, mais uma vez, seu papel de transformação e modernização.
“Era uma obrigação do Santos ter uma arena multiuso, capaz não apenas de receber jogos de futebol, mas também de gerar recursos por meio de shows e eventos, contribuindo para que o clube, a Cidade e a região continuem sendo referência em atividades esportivas, sociais e culturais”, afirmou Teixeira, destacando também o envolvimento da Prefeitura e da Câmara Municipal durante todo o processo.
O prefeito Rogério Santos destacou o simbolismo da parceria entre clube e Cidade.
“São inseparáveis. O clube levou o nome da Cidade para todos os cantos do mundo. Hoje, ao aprovarmos esse projeto, damos um passo importante para o clube e para a Cidade, que passará a contar com uma arena moderna, capaz de receber grandes jogos e também grandes shows e eventos, algo que ainda não temos estrutura para fazer. Cumprimento todos os profissionais da Prefeitura pela celeridade no processo e a WTorre por enxergar no Santos e na Cidade esse grande potencial esportivo, turístico e cultural”, disse.
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, que representou os parlamentares da Baixada Santista no evento, reforçou o potencial transformador do projeto.
“Teremos aqui um centro de turismo e eventos, um espaço capaz de realizar grandes jogos, shows e atividades culturais, algo que a nossa região ainda não possui. Ganha o Santos, ganha a Cidade, ganha a comunidade do entorno, que será valorizada. Agora é seguir com as próximas etapas e, em breve, celebrar vitórias na nova casa do Peixe”, comenta.
O alvará para a construção da nova arena é uma etapa importante do cronograma definido entre Santos e WTorre. No dia 14 de julho, representantes do clube, da empresa e da Prefeitura de Santos participaram de uma audiência pública no Salão de Mármore, na Vila Belmiro, para esclarecer dúvidas da população sobre o projeto.
Na ocasião, foi apresentada uma exposição institucional com detalhes sobre o estádio, que terá capacidade para 30 mil torcedores. Foram abordados aspectos arquitetônicos, possíveis impactos para a vizinhança e outros pontos relevantes para a execução da obra.
“Estamos estimando um investimento de aproximadamente R$ 700 milhões, com um prazo de construção de 40 meses. O novo estádio terá capacidade para 30 mil pessoas e proporcionará uma experiência qualificada ao torcedor, atendendo diferentes públicos com total acessibilidade”, afirmou Luiz Otávio Alves, Diretor de Novos Negócios e Projetos da WTorre.