Opinião: Projeto para acesso das Sereias tem protagonismo de Caio Couto

Por: Laura Marcello | 12 de julho de 2025 | 10:00
Técnico Couto (Foto: Reinaldo Campos/ Santos FC)

As Sereias da Vila cumpriram o principal objetivo da temporada: garantiram o acesso para o Brasileiro A1 de 2026. O pilar do projeto do futebol feminino do Santos é o técnico Caio Couto. A diretoria acertou em cheio na renovação do treinador, que conseguiu colocar panos quentes na situação do elenco e soube administrar em momento de pressão. Apesar da busca do Departamento de Futebol Feminino pela profissionalização, a modalidade ainda não conta com um(a) analista de mercado e um psicólogo (a).

Caio fez o papel de buscar jogadoras no mercado e ainda procurou cuidar do ambiente das Sereias. Claro, não fez sozinho, teve ajuda da coordenadora Thais Picarte, que tomou decisões mais assertivas neste ano, do auxiliar técnico Guilherme Giudice, que já conhecia o ‘Modus operandi’ do clube e outros profissionais e departamentos envolvidos. Sabemos que tem muita gente apaixonada pelo futebol feminino que trabalha duro, ainda falta olhar com carinho e investimento.

➡️ Siga o Portal Sereias no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do futebol feminino do clube

Inclusive, falta isso do presidente, mas é notável o cuidado que o executivo e gerente de futebol, Alexandre Mattos e Gustavo Ferreira, tem tido com o futebol feminino. Outro grande fator que pesou para a campanha do Peixe foi o processo da montagem do elenco, mesmo sem um profissional de mercado específico, o Departamento acertou muito mais do que no ano passado.

Ainda vi a mescla de juventude e experiência. Em 2024, trouxe jogadoras que fizeram história, mas não vinham rendendo, e outras jovens apostas do mercado, até estrangeiras, que não deram retorno. Já em 2025, o Alvinegro é mais certeiro nas experientes, trouxe jogadoras que vinham atuando em alto nível, renomadas e outras até identificadas com o clube. Na juventude, apenas precisou olhar para a própria base, uma fonte de grandes valores, e ainda trouxe ex-Sereinhas.

Com o acesso, o primeiro objetivo foi cumprido. No entanto, ainda dá para buscar o título (e quem sabe invictas ainda) no Brasileiro A2. No Paulistão, o ideal será chegar na semifinal. Já na Copa do Brasil, tem condições de avançar para a terceira fase. Aos poucos, o elenco vai encaixando o calendário e mostrando evolução, mas para 2026 ainda vai precisar mais. E que elas nunca voltem para onde nunca deveriam ter saído.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Veja também

plugins premium WordPress
Rolar para cima