A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os detalhes da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2025, que terá início nesta terça-feira (10) com 24 clubes na disputa. As Sereinhas da Vila estão entre as participantes e estreiam fora de casa, em Alagoas.
As equipes foram distribuídas em seis grupos com quatro clubes cada. Na primeira fase, os times se enfrentam em jogos de ida e volta dentro do próprio grupo. Avançam à próxima etapa os líderes de cada chave e os dois melhores segundos colocados no geral.
Confira a tabela detalhada:
- 11/06 (quarta-feira) – UDA (AL) x Sereinhas, às 15h, no Estádio Gerson Amaral, em Coruripe (AL)
- 19/06 (quarta-feira) – Sereinhas x Criciúma (SC), às 15h, no CT Rei Pelé, em Santos (SP)
- 03/07 (quarta-feira) – Corinthians x Sereinhas, às 15h, no Estádio Alfredo Schürig, em São Paulo (SP)
- 10/07 (quarta-feira) – Sereinhas x Corinthians, às 15h, no CT Rei Pelé, em Santos (SP)
- 16/07 (terça-feira) – Criciúma (SC) x Sereinhas, às 15h30, no CT Antenor Angeloni, em Criciúma (SC)
- 24/07 (quarta-feira) – Sereinhas x UDA (AL), às 15h, no CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Formato de disputa do Brasileirão
O Brasileiro Feminino Sub-20 será dividido em quatro fases:
- 1ª Fase – Grupos: As 24 equipes do Brasileirão são divididas em seis grupos com quatro times cada. Os clubes se enfrentam dentro do grupo, em jogos de ida e volta. Avançam para as quartas de final os seis primeiros colocados de cada grupo, além dos dois melhores segundos colocados no geral.
- 2ª Fase – Quartas de final: Os oito times classificados se enfrentam em confrontos eliminatórios de ida e volta. Os vencedores seguem para a semifinal.
- 3ª Fase – Semifinal: As quatro equipes restantes disputam a vaga na final, novamente em jogos de ida e volta.
- 4ª Fase – Final: A decisão do título será feita em partida única.
A composição dos grupos da 1ª fase é feita com base no Ranking Adaptado, elaborado a partir da posição dos clubes no Ranking Nacional de Clubes do Futebol Feminino (RNC/FF 2025). Caso dois clubes tenham o mesmo posicionamento – ou não estejam ranqueados – será usado o Ranking Nacional de Futebol Feminino (RNF/FF 2025) como critério de desempate.
Os seis melhores colocados da edição 2024 garantem a posição de cabeça de chave na fase de grupos, de acordo com a ordem final da competição.
*Sob a supervisão de Guilherme Lesnok