O Santos recebeu a visita de representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de discutir uma possível colaboração no processo de revitalização do Museu de Pesca de Santos. A comitiva foi recepcionada na sala da presidência pelo vice-presidente Fernando Bonavides e pelo gerente de Comunicação, Márcio Calves.
Participaram da visita: diretora-geral do Instituto de Pesca, Cristiane Neiva; o coordenador Carlos Nabil Ghobril; a chefe de Gabinete, Luciana; e a coordenadora de Relações Institucionais e Parlamentares, Natália Ramão. A Secretaria é diretamente responsável pelo Museu de Pesca.
“A Secretaria da Agricultura buscou ressaltar a importância do museu para a região e esclarecer um importante momento de necessidade de restauro desse equipamento, que está fechado desde 2022. Além de todas as conexões que o museu tem com a cidade”, disse Cristiane.
A diretora do Instituto de Pesca também ressaltou a ligação do museu com o Clube.
“O Santos é carinhosamente chamado de Peixe, que tem tudo a ver com o nosso museu. Além de ser o time de todos os santistas. E, recentemente, a avenida em que estamos localizados passou a ser chamada de Rei Pelé”, completou.
O vice-presidente Bonavides afirmou que levará o pleito ao Comitê de Gestão para definir de que forma o clube poderá contribuir com o processo.
“É um equipamento histórico e muito importante da nossa cidade. Inegavelmente, grande parte dos santistas levou filhos e crianças para uma visitação. O museu de pesca tem que ser reaberto para fortalecer a história e o turismo da cidade”.
Sobre o Museu de Pesca
Instalado em um casarão de 1908, o Museu de Pesca é uma das principais atrações turísticas de Santos e integra o patrimônio histórico-cultural da região. De estilo eclético, o prédio foi construído no local do antigo Forte Augusto, do século XVIII, e abriga um importante acervo voltado ao ambiente aquático.
Entre as atrações, estão um esqueleto de baleia com 23 metros de comprimento, lulas gigantes, a Sala da Praia, Ala Lúdica, animais taxidermizados e uma vasta coleção de areias de praias do Brasil e do mundo.