O elenco feminino Sub-15 do Santos sofreu um duro golpe nesta semana. As jogadoras foram comunicadas pelo clube sobre o encerramento da categoria, o que significa que estão liberadas das atividades.
Para 2025, a tendência é que o clube mantenha apenas a equipe Sub-20 nas categorias de base, promovendo uma integração direta com o time profissional, comandado por Caio Couto.
A coordenadora de futebol feminino do Santos, Thais Picarte, foi a responsável por comunicar a má notícia às jogadoras. Em contato exclusivo com o Portal Sereias, a mãe de uma das atletas, que preferiu não se identificar, relatou o clima entre as jogadoras após o anúncio do fim da equipe.
“A notícia foi um banho de água fria tanto para as atletas como para os pais. Elas (jogadoras) estão bem abaladas e decepcionadas. É uma idade complicada para se lidar… vejo pela minha filha”, relatou.
Outro problema foi o timing da notícia. Segundo o relato da mãe, tudo aconteceu de forma repentina e, com a proximidade do final do ano, talvez não haja tempo suficiente para encontrar um novo clube.
“Foi avisando na segunda-feira por uma reunião que tinha marcado durante semana. Pensávamos que era para falar da continuidade para ano que vem (a reunião). Como foi tudo muito em cima da hora e devido já ser final de ano, ainda não temos possibilidades e planejamento em mente”, afirma.
A categoria Sub-15 da Sereias da Vila foi um formato inédito na história do clube. Neste ano, a equipe participou do Campeonato Paulista, Nike Premier Cup de 2024 e Paulista Cup Sub-15.
“Falta de verba, investimento gasto, profissional feminino caiu para segunda divisão… nova administração”, conta a mãe da jogadora ao responder sobre os motivos apresentados pelo clube.
Outra responsável por uma jogadora do elenco preferiu não gravar entrevista, mas afirmou que as atletas estão “digerindo a notícia” e que “não vai desistir do sonho da filha”. Nas redes sociais, as jogadoras postaram fotos em tom de tristeza.
“E, de repente, eu não sei mais o que fazer”, disse uma atleta em uma postagem no Tiktok.
“A luta por um sonho incerto”, completou outra jogadora.
O Portal Sereias procurou o Santos, por meio da Assessoria de Imprensa, para obter um posicionamento. No entanto, até o momento, o clube não se manifestou.