O Santos encerrou a primeira fase da Conmebol Libertadores Feminina com 100% de aproveitamento. Já classificadas com antecedência, as Sereias da Vila venceram o Olimpia, do Paraguai, por 4 a 2, com gols de Ketlen (duas vezes), Carol Baiana e Rafa Martins. Com esse resultado, o Alvinegro Praiano garantiu a liderança do grupo, somando nove pontos.
Nas quartas de final, o Santos enfrentará o Boca Juniors, da Argentina, em jogo único. O clássico sul-americano será disputado no sábado (12), no Estádio Arsenio Erico, com o horário ainda a ser definido pela organização.
O jogo
Com apenas dois minutos jogados, as Sereias da Vila já tiveram falta para cobrar pela esquerda do ataque. Thaisinha alçou a bola na direção da segunda trave, onde chegava Day Silva. A zagueira santista conseguiu finalizar de cabeça, mas mandou nas mãos da goleira.
Aos nove minutos, foi a equipe paraguaia que abriu o placar em Assunção. Depois de cobrança de falta com levantamento para a área, a defesa santista afastou pelo alto. A bola acabou sobrando para Celeste Aguilera, que ajeitou para Vanessa Arce chegar chutando de trás e, com uma bomba de pé direito, ela estufou as redes do canto esquerdo, sem dar chances de defesa para Karen Hipólito.
O Peixe empatou o placar aos 22 minutos, com gol de Carol Baiana. Ketlen chegou em velocidade pela ponta direita e cruzou na direção da primeira trave. A camisa 19 ganhou a frente das marcadoras e concluiu com firmeza para colocar a bola nas redes do canto direito.
Já aos 35, Karla Alves recebeu a bola pela ponta esquerda do campo de ataque e, mesmo de longe, arriscou batida colocada. A finalização ganhou a finalização do ângulo esquerdo, mas parou em defesa segura de Gloria Saleb.
Com 38 minutos da etapa inicial, a maior artilheira do Time da Virada já colocou o Peixe à frente do placar. Leidiane recebeu cobrança de escanteio curto pela direita e cruzou para o meio da área. Camila Martins ajeitou de cabeça e Ketlen foi oportunista para finalizar de primeira no canto direito.
E já na segunda etapa, com cinco minutos, Ketlen marcou mais uma vez para ampliar a vantagem no placar e se isolar na artilharia da Conmebol Libertadores. Carol Baiana puxou contra-ataque pela esquerda e passou para Ketlen, que chegava na entrada da área. A camisa 7 ajeitou e finalizou com muita força para estufar as redes do ângulo esquerdo.
Aos 20, Paola chegou pela ponta esquerda fintando suas marcadoras. Em cruzamento para a área, a bola ficou com Ketlen. A atacante teve de disputar a bola com as marcadoras para conseguir finalizar, mas mandou por cima do travessão.
Nove minutos depois, Ana Carla enfiou belo passe entre as adversárias para Paola chegar pela direita da área. Na finalização, a Menina da Vila mandou para fora, à direita da meta.
Aos 34, a zagueira Rafa Martins marcou seu primeiro gol pelo Santos e transformou a vitória em goleada. Depois de cobrança de escanteio de Larissa Vasconcelos pelo lado direito, a camisa 40 cabeceou na trave mas foi esperta para aproveitar o rebote e completar para as redes. Em seu segundo jogo com o Manto Sagrado, a defensora soma um gol e uma assistência.
Com 43 minutos do segundo tempo, em cobrança de escanteio, Amada Peralta marcou de cabeça o segundo gol da equipe local e deu números finais ao placar.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 4 X 2 OLÍMPIA (PARAGUAI)
Local: Estádio Arsenio Erico, em Assunção (Paraguai)
Data: quarta-feira, 9 de outubro de 2024
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Nadia Fuques (Uruguai)
Assistentes: Adela Sanchez (Uruguai) e Sofia Sarzay (Uruguai)
Cartão amarelo: (SFC) Nath e Ana Carla
Gols: (OLI) Vanessa Arce, aos 9′ do 1ºT e Amada Peralta, aos 43′ do 2ºT; (SFC) Carol Baiana, aos 22′, Ketlen, aos 38′ do 1ºT e Ketlen, aos 5′ do 2ºT
Santos FC: Karen Hipólito (Kelly Chiavaro); Leidiane, Camila Martins (Rafa Martins), Day Silva e Larissa Vasconcelos; Nath, Karla Alves (Ana Carla) e Suzane Pires (Laura Valverde); Thaisinha (Paola), Ketlen e Carol Baiana. Técnico: Caio Couto
Olimpia: Gloria Saleb; Stephanie Lacoste, Tania Riso (Luz Cardozo) (Maria Segovia), Angie Salazar e Camila Barbosa; Celeste Aguilera, Griselda Garay (Danna Garcete) e Vanessa Arce; Agustina Varela (Claudia Martínez), Karina Castellano (Yanina Gonzalez) e Amada Peralta. Técnico: Ariel Rivaldi