Logo - Portal Sereias

Opinião: Temporada das Sereias da Vila tinha tudo para ser pilar de reconstrução

Texto com comentários em que o autor não representa obrigatoriamente a opinião do Portal Sereias*
Sereias da Vila foram rebaixadas no Brasileirão Feminino (Foto: Bruno Vaz/ Santos FC)

Quando virou o ano de 2024 e a gestão Marcelo Teixeira assumiu, o torcedor do Santos via a temporada das Sereias da Vila como mais atrativa do que a do profissional masculino. Ano de volta a Libertadores, diretoria que foi pioneira no futebol feminino no clube e Departamento de Futebol com um nome que se especializou e estudou para tal.

Thais Picarte foi anunciada como coordenadora da modalidade, Aline Xavi partiu para a parte administrativa e Cássio Richter como diretor de futebol. Sem contar o oficial x oficioso do ex-presidente Modesto Roma. Picarte não só é ex-atleta e ex-jogadora do próprio clube, ela realmente estudou para gerir o ambiente. Criei expectativa. Xavi hoje foi remanejada para a base masculina e Cássio não durou três meses e pediu demissão…

Modesto Roma gostava sim do futebol feminino, mas curtir a modalidade não é suficiente para você dar autonomia à alguém para cuidar de um pilar de uma gestão. Sem contar o histórico de expulsão quando era dirigente de fato do clube. No projeto esportivo, uma temporada que já começa errada.

A gestão insistiu em manter o técnico Bruno Silva no comando, o que durou quatro jogos, e ele não tinha experiência na modalidade. Uma péssima montagem de elenco com jogadoras multicampeãs, experientes até demais, e jovens apostas, que não corresponderam no momento que precisava.

Quando as contratações foram anunciadas, já imaginávamos o nível baixo do que seria apresentado. Iniciamos o Brasileirão Feminino perdendo pontos importantes em jogos mais acessíveis. Foram quatro rodadas com Bruno Silva e a quinta rodada com a recontratação BIZARRA do Kleiton Lima.

Nem posso comentar muito sobre o caso até pelo próprio assédio judicial…o pior? gente da gestão que não acompanha o feminino e não discute sobre o projeto esportivo da modalidade apoiando a situação. A gestão MT é coberta de aspones e pessoas que não entendem que o Santos vai além das quatro linhas.

Então, o departamento trouxe Glaucio Carvalho que não trouxe novidade tática e sempre rodada a escalação até mesmo quando o time apresentava lampejos. Simultaneamente, foi momento de uma pequena melhora quando iniciou o Paulistão. Conciliando as duas competições, as Sereias já haviam perdido muitos pontos importantes no começo, sofreram goleadas e o emocional caiu na reta final do Brasileiro.

Isso respingou também no estadual. Mais um tempo de treinamentos até o retorno do calendário. Demora para a troca de Glaucio, mas novamente a gestão não saiu da mesmice. Caio Couto é uma ótima pessoa e sabe se comunicar bem, mas não imagino grandes novidades táticas nessa reta final de ano.

Pela boa relação com a mídia, até por ter estado deste lado, acaba sendo um nome sempre pedido pela torcida pela memória afetiva do que já fez na primeira passagem e também para-choque da gestão. Reta final do estadual sem novidades, eliminadas e no aguardo da FPF divulgar sobre a Copa Paulista.

Agora, teremos um Grupo B relativamente mediano na Libertadores. Always Ready sendo a equipe mais fraca, Colo-Colo e Olimpia devem apresentar mais perigo ao Peixe. São seis jogos até um possível título. Acho muito díficil? Sim. Se as Sereias fizerem uma campanha minimamente decente, já vai amenizar a situação. Medo é sofrer goleadas.

Falei do campo, mas nem falamos do ambiente… não é tão agradável como citada pela coordenadora em coletiva. Falta de critério na lista da Libertadores e elenco e mal-estar nos bastidores só estão na ponta do iceberg. É uma gestão que gasta MAIS com o futebol feminino do que no ano passado, contratou em quantidade e não qualidade, fez escolhas erradas na comissão técnica e destruiu o que seria um ano de redenção.

Isso porque as Sereias eram para ser pilares, mas a gestão já tem um rebaixamento para chamar de seu. Ano bem triste. Cada vez mais conseguimos entender porque conversamos com jogadoras que amam o clube, mas saíram pela falta de valorização de cuidado. Isso porque não aprofundei sobre a falta de um trabalho psicológico, analista de desempenho fazendo função de analista de mercado e por ai vai.

Abaixo, segue o levantamento dos números e os movimentos das Sereias da Vila na temporada:

Brasileiro (15 jogos – 3V – 2E – 10D | 15GP | 40GC) – rebaixadas na 14ª rodada no empate com o Botafogo
Sereias 1 x 1 Real Brasília – Dani Silva (Bruno Silva)
Atlético-MG 1 x 3 Sereias – Narvaez, Mili Menendez e Carol Baiana (Bruno Silva)
América-MG 2 x 1 Sereias – Janaína (Bruno Silva)
Sereias 0 x 2 Red Bull Bragantino (Bruno Silva)
Sereias 1 x 3 Corinthians – Ketlen (Kleiton Lima)
Avaí/Kindermann 1 x 3 Sereias – Carol Baiana, Ketlen e Camila Martins (Wesly Otoni)
Flamengo 7 x 0 Sereias (Glaucio Carvalho)
Sereias 0 x 1 Fluminense (Glaucio Carvalho)
Palmeiras 6 x 0 Sereias (Glaucio Carvalho)
Sereias 1 x 3 Cruzeiro – Karla (Glaucio Carvalho)
Sereias 0 x 4 São Paulo (Glaucio Carvalho)
Ferroviária 2 x 0 Sereias (Glaucio Carvalho)
Sereias 2 x 0 Grêmio – Sole Jaimes e Carol Baiana (Glaucio Carvalho)
Sereias 1 x 1 Botafogo – Karla (Glaucio Carvalho)
Internacional 6 x 2 Sereias – Carol Baiana e Paola (Glaucio Carvalho)

Paulista (10 jogos – 5V – 1E – 4D | 26GP – 13GC)
Pinda 0 x 3 Sereias – Charcopa, Paola e Vitoria Kaissa (Glaucio Carvalho)
Sereias 8 x 1 Marília – Ketlen (4), Karla (2), Maria Alves e Erikinha (Glaucio Carvalho)
Corinthians 1 x 1 Sereias – Paola (Glaucio Carvalho)
Sereias 0 x 1 Red Bull Bragantino (Glaucio Carvalho)
Palmeiras 1 x 2 Sereias – Carol Baiana (2) (Glaucio Carvalho)
Sereias 5 x 1 São José – Ketlen (2), Nath, Camila Martins e Sole Jaimes (Glaucio Carvalho)
Sereias 1 x 2 Taubaté – Ana Carla (Glaucio Carvalho)
Ferroviária 4 x 1 Sereias – Paola (Glaucio Carvalho)
Sereias 0 x 2 São Paulo (Caio Couto)
Realidade Jovem 0 x 5 Sereias – Nath, Paola, Suzane Pires, Carol Baiana e Ketlen (Caio Couto)

Libertadores
Sereias x Always Ready
Sereias x Colo-Colo
Sereias x Olímpia

Gols na temporada (41 – 15 BR e 26 PL)

9 – Ketlen – Corinthians (Brasileiro), Avaí (Brasileiro), Marília (4) (Paulista), São José (2) Paulista, Realide Jovem (Paulista)

7 – Carol Baiana – Atlético-MG (Brasileiro), Avaí (Brasileiro), Palmeiras (Paulista), Grêmio (Brasileiro), Internacional (Brasileiro), Realide Jovem (Paulista)

5 – Paola – Pinda (Paulista), Corinthians (Paulista), Ferroviária (Paulista), Internacional (Brasileiro), Realide Jovem (Paulista)

4 – Karla – Cruzeiro (Brasileiro), Marília (2) (Paulista), Botafogo (Brasileiro)

2 – Sole Jaimes – Grêmio (Brasileiro), São José (Paulista)

2 – Camila Martins – Avaí (Brasileiro), São José (Paulista)

2 – Nath Pitbull – São José (Paulista), Realide Jovem (Paulista)

1 – Dani Silva – Real Brasília (Brasileiro)

1 – Narvaez – Atlético-MG (Brasileiro)

1 – Mili Menendez – Atlético-MG (Brasileiro)

1 – Janaína – América-MG (Brasileiro)

1 – Charcopa – Pinda (Paulista)

1 – Vitoria Kaissa – Pinda (Paulista)

1 – Maria Alves – Marília (Paulista)

1 – Erikinha – Marília (Paulista)

1- Ana Carla – Taubaté (Paulista)

1- Suzane Pires – Realide Jovem (Paulista)

Contratadas (27 – 3): as goleiras Karen Hipólito (2025), Kelly Chiavaro (2025) e Stefane Pereira (2025), as zagueiras Day Silva (2024 – empréstimo), Nath Pitbull (2024), Cida (2024), Janaína (2024), Narváez (2024) e Rafa Martins (2024), as laterais Carol Lara (2025), Dani Silva (2024), Lívia Mathias (2025), Nicole Charcopa (2024), Leidiane (2025), Vitória Kassia (2024), Fabiana Yanten (2024), as meio-campistas Larissa Vasconcelos (2025), Suzane Pires (2025) e Karla (2024) e as atacantes Carol Baiana (2024), Mili Menendez (empréstimo), Sole Jaimes (2025), Nathane (2025), Yami Rodriguez (2024)

Renovações (7): zagueiras Kelly (2024), Camila Martins (2024), Reina Bonta (2024) e Ortega (lesão -2024); meia Ana Carla (2024); meia-atacante Thaisinha (2024) e a atacante Ketlen (2025)

Remanescentes (3-1): volante Erikinha (2024), volante Laura Valverde (LCA) e meia Julia Daltoé (lesão condral no joelho)

Saídas (14): goleiras Camila (Cruzeiro), Jully (Cruzeiro) e Anna Bia (São Paulo); as zagueiras Kaká (São Paulo) e Tayla (Grêmio); as laterais Bia Menezes (São Paulo) e Gi Fernandes (Corinthians); a volante Brena (Palmeiras); a meia-atacante Yaya (Corinthians) e também das atacantes Cristiane (Flamengo), Jane (Red Bull Bragantino), Tainá Maranhão (Palmeiras), Jourdan Ziff e Fabi Simões (Flamengo).

Rescisão (4): Hannah Lee, Olivia McDaniel, Mariazinha e Erikinha

CONTRATOS

2025: goleiras Karen, Kelly e Stefane; as laterais Carol Lara, Livia Mathias e Leidiane; as meio-campistas Larissa Vasconcelos, Suzane Pires e Karla e as atacante Ketlen, Sole Jaimes, Nathane

2024: zagueiras Day Silva (empréstimo), Nath Pitbull, Kelly, Camila, Reina, Cida, Janaína, Narváez e Rafa Martins; laterais Dani Silva, Charcopa, Vitoria Kassia e Fabiana Yanten; meio-campistas Ana Carla e Thaisinha e as atacantes Carol Baiana e Mili Menendez (empréstimo), Yami Rodriguez

ELENCO DAS SEREIAS HOJE

Goleiras (3): Karen Hipólito, Kelly Chiavaro e Stefane Pereira

Zagueiras (10): Cida, Janaína, Narváez, Kelly, Camila Martins, Reina Bonta, Nath Pitbull, Rafa Martins, Day Silva

Laterais (7): Dani Silva, Lívia Mathias, Nicole Charcopa, Leidiane, Vitória Kassia, Fabiana Yanten e Carol Lara (LCA)

Meio-campistas (7): Larissa Vasconcelos, Suzane Pires, Ana Carla, Thaisinha, Karla, Laura Valverde e Julia Daltoé

Atacantes (6): Carol Baiana, Mili Menendez, Ketlen, Sole Jaimes, Nathane, Yami + Paola

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress
Rolar para cima